Na terça-feira (06/05), ocorreu o seminário "Produção e Qualidade do Leite na Fronteira Noroeste", na Arena Sicredi. O evento reuniu produtores, técnicos e instituições para debater sustentabilidade, sucessão familiar, agregação de valor e rentabilidade na cadeia leiteira.
Ao longo da manhã, foram apresentados cinco casos de sucesso relacionados à produção leiteira, envolvendo temas como sustentabilidade, sucessão familiar, agregação de valor e rentabilidade.
O primeiro painel abordou a experiência do Arranjo Produtivo Local (APL) Leite Fronteira Noroeste, com a participação do produtor Neimar José Backes, de Campina das Missões, o técnico Dunga de Moura, e o gestor do APL, engenheiro agrônomo Onairo Sanches.
Na sequência, a Emater/RS-Ascar conduziu a apresentação sobre sustentabilidade na produção leiteira à base de pasto, com contribuições do produtor Fábio André Kroth, de Nova Candelária, dos produtores Dari e Lucilina Gehrke, de Tuparendi, e dos extensionistas Elir Paulo Pasquetti e Albino Motter.
O terceiro caso teve como tema a sucessão familiar, apresentado pela Setrem, com o produtor e engenheiro agrônomo Cristiano Braun e o professor Dr. Igor Kieling Severo.
Representando o Sebrae, a gestora de projetos Fabiane Niedermeyer apresentou o caso da Granja Dal Forno, do município de Independência, com foco na agregação de valor à atividade leiteira.
Fechando as apresentações, o Senar-RS abordou práticas de rentabilidade e sustentabilidade na produção de leite, com relatos dos produtores Joel e Luciani Rossi (Três de Maio), Ademir Thomas (Nova Candelária) e Lucas Zerbin (Santa Rosa), sob a coordenação do médico veterinário Herton Lima.
O evento contou com o apoio da Emater/RS-Ascar, Fundação de Ciência e Tecnologia (Fundacep), Setrem, Petry, Sebrae, Sicredi e Senar-RS, e destacou a importância da articulação entre instituições, produtores e comunidades na qualificação da cadeia produtiva do leite no Estado.
Por Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional Santa Rosa