Transformar um espaço subutilizado em um ambiente de lazer, educação e convivência comunitária. Foi com esse propósito que Carliane Neuhaus, recém-formada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Requalificação do Horto Municipal Leopoldo Shötinger no Município de Três de Maio-RS”.
A escolha do tema nasceu da percepção do potencial ambiental, urbanístico e social do Horto, que, apesar da sua importância, ainda carece de infraestrutura adequada e de um projeto que valorize suas múltiplas possibilidades de uso. “A ideia da requalificação surgiu como uma oportunidade de transformar o espaço em um ambiente mais acessível, sustentável e socialmente inclusivo, promovendo o lazer para a comunidade”, explica Carliane.
Para embasar sua proposta, Carliane utilizou uma abordagem multidisciplinar, que incluiu pesquisa bibliográfica e documental, análise de estudos de caso de hortos requalificados em outras cidades, além de pesquisa de campo no próprio Horto Leopoldo Shötinger, com levantamento de dados e diagnóstico das condições atuais do local.
“O processo começou com uma revisão teórica sobre a importância dos hortos urbanos e suas funções ambientais e sociais. Depois, identifiquei as deficiências do horto em Três de Maio e, com base em modelos bem-sucedidos, desenvolvi diretrizes para uma proposta focada em inclusão, sustentabilidade e valorização do espaço público”, completa.
O resultado foi um projeto arquitetônico de requalificação que transforma o Horto em um espaço multifuncional, voltado à convivência, ao lazer e à educação ambiental. A proposta inclui melhorias em infraestrutura e acessibilidade, paisagismo sustentável e áreas específicas para atividades educativas e recreativas.
Apaixonada por paisagismo e design de interiores, Carliane agora quer seguir carreira nessas áreas, buscando sempre criar espaços que aliam funcionalidade, estética e bem-estar.