No início da noite deste sábado, o Grêmio foi derrotada pelo Ceará por 2 a 0 na Arena Castelão, em Fortaleza. Com o revés, o Tricolor mantém os três pontos na tabela de classificação e aguarda o encerramento da rodada para definir a sua posição.
O próximo adversário será o Atlético Grau, pela Copa Sul-Americana. A partida será disputada na Arena, às 19h da terça-feira.
O jogo começou elétrico, com as duas equipes buscando o ataque. A primeira oportunidade de gol do Grêmio foi aos seis minutos, quando o goleiro Bruno Ferreira segurou com as mãos o recuo de Marllon. Na cobrança do tiro livre indireto, Arezo carimbou a barreira. Aos 10 minutos, na bola alçada à área gremista, a defesa cortou parcialmente e Galeano tentou a finalização de voleio, mas Tiago Volpi fez a defesa.
Com o decorrer dos minutos, a partida se equilibrou e as duas equipes passaram a trocar mais passes na busca dos espaços na defesa adversária. Aos 22 jogados, Galeano cruzou dentro da área e a bola bateu em Lucas Esteves. A árbitra Edina Alves marcou o pênalti. Pedro Raul cobrou no canto, Volpi quase fez a defesa, mas a bola entrou.
Atrás do placar, o Grêmio voltou a criar aos 29 minutos. Arezo arriscou um chute cruzado de fora da área e Bruno Ferreira fez a defesa. O último terço do primeiro tempo teve o Tricolor controlando a posse de bola, obrigando o Ceará a recuar suas linhas.
Aos 31, Edenilson lançou Amuzu, que dominou e cruzou para Arezo, mas desta vez a bola foi cortada pelo defensor. Era o gol de empate do Tricolor. Aos 37, Amuzu fez boa jogada pela esquerda de ataque e cruzou. Arezo, entre dois marcadores, cabeceou tirando do goleiro e do gol. A bola passou perto.
A busca pelo gol continuou e o Grêmio seguia acumulando oportunidades. Aos 39 minutos, o uruguaio teve mais uma oportunidade. Arezo recebeu em velocidade e chutou de primeira. A bola desviou no defensor e quase enganou o goleiro, que conseguiu se recuperar e fazer a defesa. Aos 41 minutos, Villasanti recebeu na entrada da área, ajeitou e soltou o pé. A bola passou perto, mas direto pela linha de fundo.
Para o segundo tempo, o técnico Gustavo Quinteros mexeu na equipe pela primeira vez. Cristaldo substituiu Camilo. Com a troca, o Grêmio voltou mais ofensivo, trocando passes para encontrar os espaços na defesa cearense.
Sem conseguir criar lances de perigo, o Tricolor viu Pedro Raul carimbar o travessão em chute de perna esquerda, aos 13 minutos da etapa final.
Aos 17 minutos, Pavon cruzou rasteiro, Marllon recuou e Arezo tentou empurrar pro gol, mas não conseguiu colocar direção na bola. Mais duas mudanças na equipe gremista. Quinteros modificou o lado direito, promovendo as entradas de João Pedro e Aravena nos lugares de Igor e Pavon.
Na busca pelo empate, o Grêmio tinha maior posse de bola e trocava mais passes em relação ao adversário, mas encontrava a defesa do Ceará bem fechada. Querendo o empate, Quinteros fez mais uma mudança. Monsalve entrou no lugar de Edenilson. A última mudança foi a entrada de André Henrique na vaga de Amuzu.
Aos 45, Aravena cruzou pela direita e André Henrique mandou por cima do gol. Já nos acréscimos, aos 48, Cristaldo arriscou de longe e a bola passou à direita do gol, direto pela linha de fundo. No minuto seguinte, André Henrique finalizou para a defesa do goleiro. Na reta final do jogo, os donos da casa chegaram ao segundo gol, com Matheus Araújo.
Brasileirão — 2ª rodada — 5/4/2025
Ceará (2)
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Fernando Sobral (Lourenço, INT) e Lucas Mugni (Matheus Araújo, 21'/2ºT); Galeano (Aylon, 44'/2ºT), Fernandinho (Alejandro Martínez , 12'/2ºT) e Pedro Raul (Nicolas, 48'/2ºT). Técnico: Léo Condé
Grêmio (0)
Tiago Volpi; Igor Serrote (João Pedro, 18'/2ºT), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo (Cristaldo, INT), Villasanti, Edenilson (Monsalve, 35'/2ºT), Pavon (Aravena, 18'/2ºT), Amuzu (André Henrique, 41'/2ºT) e Arezo. Técnico: Gustavo Quinteros
GOLS: Pedro Raul (C) aos 25min do 1º tempo; Matheus Araújo (C) aos 50min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Matheus Bahia (C); Amuzu, Arezo, Igor Serrote (G)
ARBITRAGEM: Edina Alves Batista, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrini Bevilaqua Costa (trio de SP). VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza