Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Agricultura

Máquinas autônomas da John Deere serão fabricadas com antenas da Starlink

Máquinas autônomas da John Deere serão fabricadas com antenas da Starlink
John Deere/Reprodução
  • 09/01/2025 - 12:47
  • Atualizado 09/01/2025 - 12:52

O Brasil será o líder na adoção de colheitadeiras e tratores agrícolas autônomos em um futuro próximo, estima a John Deere, líder global do mercado de maquinário agrícola. 

A empresa aposta no potencial desse tipo de tecnologia para suprir a carência de mão de obra qualificada nas propriedades, dar mais eficiência à produção e reduzir custos. Quando isso vai acontecer, ainda é difícil precisar, pois o Brasill não tem conectividade em boa parte das áreas agrícolas e anda não há nem regulamentação para esse tipo de operação no país.

Uma das alternativas é a parceria da John Deere com a SpaceX, de Elon Musk. Máquinas brasileiras sairão de fábrica equipadas com antenas da Starlink, para o fornecimento de internet via satélite onde estiverem. As máquinas brasileiras equipadas com a conectividade da Starlink começarão a ser produzidas nas próximas semanas nas três fábricas da companhia no país, em Horizontina e Montenegro, no Rio Grande do Sul, e Catalão, em Goiás. As vendas devem começar ainda no primeiro trimestre deste ano.

A previsão da John Deere é que todas as novas máquinas vendidas no Brasil estejam equipadas com conectividade da Starlink em até 24 meses, segundo Jahmy Hindman, vice-presidente e CTO global da John Deere. A troca ou adaptação das máquinas antigas deve ocorrer em um período de até 5 anos, disse ele à reportagem.

Nos Estados Unidos, a automação é uma realidade cada vez mais presente no campo. Centenas de equipamentos autônomos já estão em operação no país, segundo Cristiano Correia. A tecnologia já ajuda a suprir a carência de trabalhadores para os serviços de campo no Meio-Oeste do país.

Na CES 2025, maior feira de tecnologia do mundo que ocorre em Las Vegas, a companhia, com sede nos Estados Unidos da América, lançou mais dois tratores totalmente autônomos, com uma segunda geração de sistema de autonomia. As máquinas estão prontas para comercialização nos EUA. Ainda não há previsão de quando chegarão ao Brasil.