A São José, fabricante de Implementos agrícolas, anunciou nesta segunda-feira (28/10) a redução do quadro de funcionários da sua planta, localizada em São José do Inhacorá. A marca, que completou 30 anos no mercado em 2023, não divulgou o número exato de demissões, mas em nota diz que a redução do quadro de funcionários foi substancial.
Segundo o site GZH, foram demitidos 40 funcionários, cerca de 20% do total de trabalhadores.
A empresa explica que os desligamentos dos profissionais foram necessários diante das dificuldades atuais do setor, como a queda dos preços dos grãos, o aumento do custo dos insumos e os prejuízos decorrentes de eventos climáticos, os quais afetaram a rentabilidade dos produtores rurais, e que, isso, se reflete na retração das vendas de implementos agrícolas.
Leia abaixo a nota oficial da São José:
Vivemos tempos de grandes desafios no setor agrícola. Os preços em queda de commodities como soja e milho, associados aos eventos climáticos e aumento expressivo dos custos de insumos, têm impactado fortemente as margens de nossos produtores rurais, influenciando diretamente suas decisões de investimento. Este cenário desfavorável reflete-se em toda a cadeia, inclusive em nossa indústria.
Desde o início das dificuldades, temos atuado intensamente para preservar a sustentabilidade da empresa e, acima de tudo, proteger o emprego e o bem-estar de nossas equipes. Implementamos medidas como banco de horas prolongado, redução de jornada, antecipação de férias e contenção de gastos. No entanto, apesar de todos os esforços, essas ações não foram suficientes.
Com base neste cenário, anunciamos que foi necessário reduzir nosso quadro de funcionários maneira substancial. Sabemos que esta é uma decisão que afeta não só os profissionais, mas também suas famílias e a comunidade ao nosso redor. Reiteramos nosso respeito a cada pessoa que, direta ou indiretamente, faz parte de nossa história. Que possamos, juntos, encontrar a força para superar este momento e seguir em frente, renovados e esperançosos, e nos comprometemos a apoiar essa transição com dignidade e empatia.
Mantemos nosso compromisso de continuar investindo em qualidade, inovação e suporte ao produtor rural. Seguimos confiantes de que, com resiliência, dedicação e coragem, seremos capazes de superar as adversidades e de buscar, no futuro, novas oportunidades de crescimento.
Agradecemos imensamente a todos pela compreensão, e pedimos que sigamos juntos, cada vez mais FORTES COMO O AGRO !
São José – Juntos seremos a força do agro brasileiro!
GERALDO RECKTENWALD
Presidente – São José / Forte Como O Agro