A Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) protocolou, na semana passada, uma petição para que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) investigue a prática de dumping contra o leite em pó da Argentina.
O objetivo, informa a CNA, é corrigir distorções geradas pela concessão de subsídios do governo argentino à produção de leite ao longo de 2023.
O prazo máximo para abrir a investigação é de até 90 dias. A CNA acredita que a abertura vai ocorrer em regime de urgência. Se aberto, o processo pode durar até 18 meses, período em que são demandadas diversas informações complementares.
"Em que pese a prevalência do livre mercado, a Argentina, principal país de origem, responsável por metade do volume, aplicou subsídios diretos à produção de leite, gerando artificialidade nos preços e concorrência desleal com o produto brasileiro", explica o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Guilherme Dias, em nota.
Segundo a CNA, em 2023, o Brasil importou o volume recorde de 2,18 bilhões de litros de leite. Em três anos, foram importados 4,29 bilhões de litros de lácteos.