Ouça agora

EXPRESSO 94

com ELISIANE LUDWIG

Justiça

Condenada pela morte da três-maiense Helenara é presa 9 anos após o crime

Condenada pela morte da três-maiense Helenara é presa 9 anos após o crime
RBS TV/Reprodução/Arquivo
  • 25/06/2024 - 21:32
  • Atualizado 25/06/2024 - 22:15

Foi presa nesta segunda-feira (24/06), Stéphanie Fogliatto Freitas, 32 anos, condenada pela morte da ex-companheira Helenara Pinzon, em 5 de dezembro de 2015. A vítima, que era natural de Três de Maio, tinha 22 anos e foi assassinada a facadas no próprio apartamento em que as duas moravam, em Santa Maria. 

Stéphanie residia em Santa Catarina e, após a expedição do mandado de prisão na última semana, se dirigiu a Santa Maria para se apresentar à polícia. A prisão foi realizada no escritório do advogado dela, por policiais da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP).

Em dezembro de 2022, Stéphanie foi condenada a 14 anos e seis meses por homicídio com duas qualificadoras, motivo torpe (não aceitar o fim do relacionamento) e feminicídio (quando o crime ocorre pela condição da vítima ser mulher, no contexto de violência doméstica e familiar). 

Após recurso da defesa, ela respondia em liberdade desde o julgamento. A prisão ocorre após o Ministério Público recorrer da decisão e obter o aumento da pena.

– O Tribunal de Justiça acolheu esse entendimento, aumentando a pena em mais um ano e meio, totalizando 16 anos de reclusão. A defesa recorreu ao Tribunal de Justiça e ao Superior Tribunal de Justiça, com três recursos no total, para tentar anular o julgamento e obter um novo, mas não obteve êxito. Portanto, agora que a pena foi transitada em julgado e se tornou definitiva, chegou a hora de cumprir – explica o promotor de Justiça Thomás Henrique de Paola Colletto.

As informações são do Jornal Dário de Santa Maria