Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Hospital de Três de Maio realiza mutirão de cirurgias de catarata

Hospital de Três de Maio realiza mutirão de cirurgias de catarata
Prefeitura de Uberaba-MG/Divulgação via Agência Brasil
  • 12/12/2023 - 19:59
  • Atualizado 12/12/2023 - 20:11

O Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio realiza mutirão de cirurgias de catarata. Segundo o diretor Jarle Rinaldi, até o momento já foram realizados 1,5 mil procedimentos e a meta é chegar até o fim do ano a 2,3 mil cirurgias. 

Conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), na cirurgia de catarata, o médico retira o cristalino opaco e introduz uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente.

Com isso, o hospital espera praticamente zerar a fila de pacientes que aguardam este tipo de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Três de Maio e região. 

- Voltar a enxergar é uma questão social, é qualidade de vida. Pois estas pessoas, talvez, poderão agora retomar alguma atividadea que foram obrigadas a abandonar devido à baixa visão - afirmou Rinaldi.

Além disso, o Hospital São Vicente de Paulo está em processo de habilitação para realizar novos procedimentos de Oftalmologia a partir de 2024. A ampliação dos serviços foi acertadas pelo diretor com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e prefeitos da região na quinta-feira (07/12).

A doença

A catarata é uma doença que afeta o cristalino (a lente) do olho, deixando a visão deficiente, meio opaca, e podendo até mesmo levar à cegueira.  A doença costuma aparecer a partir dos 60 anos, em média e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 48% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Alguns dos sintomas da catarata são a visão nublada, a sensibilidade à luz e visão noturna mais fraca. O diagnóstico da doença é feito por um médico oftalmologista.

A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino, que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também pode estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas ou oculares.

Por Alexandre de Souza