Horário sem programação!

Agricultura

Heinze critica possível abertura do mercado brasileiro para tilápia do Vietnã

Heinze critica possível abertura do mercado brasileiro para tilápia do Vietnã
Reprodução
  • 21/10/2023 - 19:28

A cadeia produtiva de pescados brasileira critica a possibilidade de importação de tilápia do Vietnã. A abertura de mercado segue em tratativa entre os governos dos dois países. Associações do setor disseram, em nota, que a importação pode comprometer 500 mil empregos no Brasil, já que a pesca da tilápia é feita majoritariamente por agricultores familiares.

O setor defende a sanidade da tilápia nacional.

"Não conhecemos as condições de produção no Vietnã, mas sabemos do risco sanitário da importação", diz a nota assinada pela Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) e outras entidades.

Na quinta-feira (19/10), o senador Luis Carlos Heinze (PP) solicitou um posicionamento dos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços sobre a possível importação.

"Precisamos de incentivos e não de acordos bilaterais que nos coloquem em risco de contaminação. Esperamos do governo uma resposta rápida para esse assunto. As especulações já geram prejuízos para um segmento que está em plena expansão no país", disse o senador.

O parlamentar relatou o risco de infecção pela bactéria vibrio vulnificus associada a ambientes de águas quentes, salgada ou salobra. Segundo informações repassadas a ele pela Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), essas são características das águas típicas da produção vietnamita.