Ouça agora

SABADÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

2º Simpósio Latino Americano de Canola está sendo realizado em Três de Maio

2º Simpósio Latino Americano de Canola está sendo realizado em Três de Maio
  • 22/08/2023 - 21:11
  • Atualizado 22/08/2023 - 23:11

O crescimento da área plantada de canola no Rio Grande do Sul estimulou o setor a se reunir para discutir questões técnicas e participar de atividades de campo. Quase 300 interessados participam nesta terça (22/08) e quarta-feira (23/08) do 2º Simpósio Latino Americano de Canola (Slac), em Três de Maio. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), em parceria com o curso de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem).  

Na safra deste ano, a Conab estima um plantio de 81,5 mil hectares com canola no Rio Grande do Sul, 49,8% a mais que no ano passado, quando foram semeados 54,4 mil hectares.

A produção deve totalizar 101,5 mil toneladas, aumento de 6,8% na mesma comparação. É a primeira vez na série histórica que a colheita deve superar 100 mil toneladas. A de 2022 foi estimada em 95 mil toneladas.

A programação desta terça-feira contou com palestras sobre tropicalização da canola, doenças e pragas potenciais. Na quarta-feira, serão abordados temas como tecnologia de nutrição de plantas para altos rendimentos, o efeito das abelhas no rendimento dos grãos e tendências de mercado. À tarde, está previsto trabalho a campo com seis estações de conhecimento.

O evento ocorre oito anos após a realização do 1ª edição, realizada em 2014, em Passo Fundo. “Após um roteiro em 2022, o Rally Abrascanola (que percorreu lavouras do Brasil, Argentina e Paraguai), entendemos que era importante fazer esse trabalho em função do crescimento da cultura em toda a América do Sul”, disse o presidente da Abrascanola, Vantuir Scarantti.