Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Começam campanhas contra a pólio e de multivacinação

Começam campanhas contra a pólio e de multivacinação
Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde
  • 08/08/2022 - 21:56

Tiveram início hoje (08/08) as campanhas de vacinação contra a poliomielite, destinada para crianças menores de 5 anos, e a multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Tatiane Wächter, as vacinas estão disponíveis na Unidade Central de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde do bairro São Pedro e do distrito de Manchinha. Na Unidade Central, a vacinação é das das 7h30 às 11h e das 13h30min às 16h30min.

O Programa Nacional de Imunização recomenda que seja administrada a vacina inativa contra a poliomielite —de injeção intramuscular —aos dois, quatro e seis meses de idade. Ela foi introduzida em 2012 com duas doses, mas ampliada para três doses em 2016. A injeção é considerada mais eficaz e segura que as famosas gotinhas que erradicaram a doença no Brasil e em boa parte do mundo. Aos 15 meses e aos quatro anos, a imunidade da criança é reforçada com as gotinhas da vacina oral. A infectologista Luiza Helena Falleiros Arlant explica que as três doses da vacina intramuscular deixam as crianças protegidas contra os três sorotipos do poliovírus, enquanto as gotinhas imunizam apenas contra dois eles.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes:  Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.