Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Eleições

PT oficializa candidatura de Edegar Pretto ao governo do RS

  • 31/07/2022 - 21:09
  • Atualizado 31/07/2022 - 21:18
PT oficializa candidatura de Edegar Pretto ao governo do RS
Reprodução/Facebook/PT-RS

A convenção partidária do PT, realizada neste domingo (31/07), formalizou a candidatura de Edegar Pretto (PT) para o governo do Rio Grande do Sul e de Pedro Ruas (PSOL) como vice. No encontro, também foi confirmado o nome do ex-governador Olívio Dutra para o Senado Federal, posição que será compartilhada com dois suplentes, um deles é Roberto Robaina (PSOL) – o segundo ainda não foi anunciado.

A oficialização das candidaturas foi realizada no Hotel Ritter, em Porto Alegre. 

Na convenção, foi oficializada a Federação Brasil da Esperança em conjunto com o PV e PC do B.

Tendo o mote "Palavra de Gaúcho" como slogan da campanha, Pretto assinou um manifesto chamado de "Carta de Palavra e Compromisso com o Rio Grande". Com quatro páginas, o documento cita as prioridades de governo, como investimentos em saúde e educação. Porém, destacou o combate à fome e à pobreza como preocupação fundamental. 

— Eu serei governador e nenhum pai, nenhuma mãe, vai dormir de noite preocupado se vai ter comida para os filhos no dia seguinte. Nós vamos trabalhar muito para garantir que não falte o básico para nossa gente. Atenção, companheiros da agricultura familiar, assentados da reforma agrária: o Estado será o maior cliente da comida que vocês vão produzir — prometeu.

Trajetória Política

Aos 51 anos, Pretto é deputado estadual em terceiro mandato, tendo sido o mais votado do PT nas três eleições. Nascido em Miraguaí, é formado em Gestão Pública e pai de três filhos. Pretto começou na política militando por reforma agrária, um legado do pai, o líder sem-terra Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009.

Com informações do Sul 21 e GZH.