Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Eleições

PT oficializa candidatura de Edegar Pretto ao governo do RS

PT oficializa candidatura de Edegar Pretto ao governo do RS
Reprodução/Facebook/PT-RS
  • 31/07/2022 - 21:09
  • Atualizado 31/07/2022 - 21:18

A convenção partidária do PT, realizada neste domingo (31/07), formalizou a candidatura de Edegar Pretto (PT) para o governo do Rio Grande do Sul e de Pedro Ruas (PSOL) como vice. No encontro, também foi confirmado o nome do ex-governador Olívio Dutra para o Senado Federal, posição que será compartilhada com dois suplentes, um deles é Roberto Robaina (PSOL) – o segundo ainda não foi anunciado.

A oficialização das candidaturas foi realizada no Hotel Ritter, em Porto Alegre. 

Na convenção, foi oficializada a Federação Brasil da Esperança em conjunto com o PV e PC do B.

Tendo o mote "Palavra de Gaúcho" como slogan da campanha, Pretto assinou um manifesto chamado de "Carta de Palavra e Compromisso com o Rio Grande". Com quatro páginas, o documento cita as prioridades de governo, como investimentos em saúde e educação. Porém, destacou o combate à fome e à pobreza como preocupação fundamental. 

— Eu serei governador e nenhum pai, nenhuma mãe, vai dormir de noite preocupado se vai ter comida para os filhos no dia seguinte. Nós vamos trabalhar muito para garantir que não falte o básico para nossa gente. Atenção, companheiros da agricultura familiar, assentados da reforma agrária: o Estado será o maior cliente da comida que vocês vão produzir — prometeu.

Trajetória Política

Aos 51 anos, Pretto é deputado estadual em terceiro mandato, tendo sido o mais votado do PT nas três eleições. Nascido em Miraguaí, é formado em Gestão Pública e pai de três filhos. Pretto começou na política militando por reforma agrária, um legado do pai, o líder sem-terra Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009.

Com informações do Sul 21 e GZH.