Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT - CORRESPONDENTE YPIRANGA

com REDE GAÚCHA SAT

Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Teto de enquadramento do Pronaf pode limitar acesso ao programa

Teto de enquadramento do Pronaf pode limitar acesso ao programa
Foto: Reprodução/TVCA via portal g1
  • 30/06/2022 - 20:05
  • Atualizado 30/06/2022 - 20:19

O teto mínimo de renda bruta anual necessário para enquadramento dos agropecuaristas familiares nas condições exigidas pelo Banco Central (BC) para a tomada de crédito para investimento é a maior preocupação do presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, com relação ao Plano Safra 2022/2023.

De acordo com o dirigente, se o teto mínimo seguir em R$ 500 mil, como na safra passada, parte dos produtores rurais familiares não terá acesso aos juros subsidiados oferecidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Com a elevação dos custos e a alta dos preços de comercialização, muitos produtores não se enquadram mais. Nosso pedido era a renda anual de enquadramento aumentasse para R$ 800 mil", lembra.

As informações constarão em resolução da instituição financeira, ainda não divulgada. 

Em entrevista a Rádio Colonial na manhã desta quinta-feira (30/06), o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, afirmou que o Plano Safra 2022/2023 está longe de ser o ideal, principalmente para a agricultura e a pecuária familiar. "A elevação nos valores disponibilizados não é suficiente, e teremos problemas nos próximos meses. Infelizmente as taxas de juros aumentaram e a atualização nos valores de enquadramento do Pronaf não veio. Isso era fundamental para evitar que produtores tenham que migrar para o Pronamp pagando taxas ainda mais altas. Nosso setor foi duramente afetado pela estiagem e pela pandemia. Muitas famílias estão endividadas e agora terão que arcar com alta nos juros para financiar suas lavouras", criticou.

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para melhorar a experiência de navegação. Ao continuar, você afirma que leu, compreendeu e concordou com a nosssa Política de Privacidade.

Entendi