Horário sem programação!

Agricultura

Plano Safra 2022/2023 deve ser lançado na próxima semana

  • 22/06/2022 - 20:39
Plano Safra 2022/2023 deve ser lançado na próxima semana

A uma semana do encerramento do ano agrícola 2021/2022, ainda não há definição sobre o total de recursos e as condições de crédito para o Plano Safra 2022/2023, que deve entrar em vigor em 1º de julho e está sendo costurado em conjunto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Ministério da Economia, com a colaboração de representantes dos produtores rurais.

 A expectativa é de que os recursos sejam anunciados na próxima quarta-feira (29/06). A provável data foi informada pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), que participa das negociações.  

O Ministério da Agricultura chegou a solicitar orçamento no valor de R$ 330 bilhões, montante 31% superior ao do plano anterior. A cifra, porém, depende de aval do Ministério da Economia.  

Em vídeo divulgado nesta terça-feira, Sérgio Souza (MDB-PR), disse ter se reunido com o ministro para discutir o assunto e destacou o empenho da pasta para destravar o plano. “O ministro está fazendo um trabalho diferenciado junto ao governo e ao Ministério da Economia. Precisamos de um volume de crédito que possa atender principalmente os pequenos e os médios produtores e que tenha taxas de juros acessíveis”, disse Souza.