O senador Luiz Carloss Heinze afirmou na tarde desta segunda-feira (28/03) que segue pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul e não assumirá o Ministério da Agricultura. O PP trata candidatura de Heinze como "irreversível".
O site O Antagonista noticiou que Heinze teria acertado com o presidente da República Jair Bolsonaro dar seu apoio a Onyx Lorenzoni na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul e que o senador anunciaria a desistência de sua pré-candidatura nos próximos dias.
Em troca, Heinze seria nomeado no lugar de Tereza Cristina no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A ministra deixará o cargo no dia 1 de abril para concorrer ao Senado pelo Mato Grosso do Sul.
Conforme a editora de Política do site GZH, Rosane de Olveira, o senador (PP) definiu como fake news o boato recorrente de que abrirá mão da candidatura a governador em favor de Onyx Lorenzoni. Heinze diz que se quisesse ser ministro da Agricultura teria sido no início do governo e não agora, nos estertores.