Cinco parlamentares do Parlamento gaúcho já trocaram de legenda durante o período da chamada janela partidária, que está em vigor desde 3 de março, permitindo que deputados estaduais e federais mudem de partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Como o prazo final é 1º de abril, ainda devem ocorrer novas modificações na composição das bancadas da Casa até lá.
A troca mais recente partiu do deputado Aloísio Classman, que, após 29 anos e sete mandatos consecutivos deixou o PTB e se filiou ao União Brasil.
Os primeiros a oficializarem a troca, em 3 de março, foram os deputados Tenente-coronel Zucco e Airton Lima. Zucco deixou o Partido Social Liberal (PSL) e foi para o Partido Liberal (PL). Já Airton Lima saiu do PL e foi para o Podemos.
Em 8 de abril, foi a vez do deputado Vilmar Lourenço, que até então integrava a bancada do PSL, migrar para o Progressistas. E, em 23 de março, registraram o ingresso no PL o deputado Capitão Macedo, que deixou o PSL, e a deputada Kelly Moraes, que saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Com essas mudanças, a bancada do PSL, que elegeu quatro parlamentares, deixou de existir na Casa, já que, além da troca de legenda de três integrantes, o plenário deliberou pela perda de mandato do deputado Ruy Irigaray na última terça-feira (22).
A bancada do Podemos, extinta em 2020 com a saída do deputado Rodrigo Maroni para entrar no PROS, volta a ter um representante. Já a bancada do PL, que até então tinha dois deputados, agora tem quatro integrantes.
A bancada do Progressistas ampliou de seis para sete o número de parlamentares. E a bancada do PTB, com cinco representantes iniciais, deve ficar com apenas um deputado: além da saída de Kelly, o deputado Luís Augusto Lara teve a perda de mandato declarada pelo TRE em 4 de março, e o deputado Aloisio Classmann anunciou ontem na tribuna que ele e o colega Dirceu Franciscon estão deixando a legenda.
Por Letícia Rodrigues/Assembleia Legislativa do RS
Leia a nota oficial divulgada pelo deputado Aloísio Classmann
Caros amigos e amigas,
Foram 29 anos de uma importante trajetória no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 7 mandatos consecutivos como deputado estadual e vários anos na liderança da Bancada. Ao lado de líderes municipais, construímos também um grande partido na Grande Santa Rosa, Celeiro, Planalto Médio, Missões e outros municípios, consolidando o PTB no cenário político estadual. O sentimento que fica é de gratidão e de dever cumprido, mas, após divergências da direção nacional com os deputados petebistas gaúchos, não tive outra escolha, senão encaminhar a minha desfiliação do PTB. Respeitando minha história e reafirmando parcerias construídas, buscarei um novo partido, com o mesmo compromisso, de dialogar e construir políticas públicas em prol dos gaúchos. Aos que ficam no PTB, meu respeito, continuem contando sempre com meu trabalho.
Aloísio Classmann
Deputado Estadual