Ouça agora

EXPRESSO 94

com ELISIANE LUDWIG

Política

Composição das bancadas da AL vem se modificando em função da janela partidária

Composição das bancadas da AL vem se modificando em função da janela partidária
Foto: Mariana Carlesso/Assembleia Legislativa do RS
  • 25/03/2022 - 13:20

Cinco parlamentares do Parlamento gaúcho já trocaram de legenda durante o período da chamada janela partidária, que está em vigor desde 3 de março, permitindo que deputados estaduais e federais mudem de partido sem correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Como o prazo final é 1º de abril, ainda devem ocorrer novas modificações na composição das bancadas da Casa até lá. 

A troca mais recente partiu do deputado Aloísio Classman, que, após 29 anos e sete mandatos consecutivos deixou o PTB e se filiou ao União Brasil.

Os primeiros a oficializarem a troca, em 3 de março, foram os deputados Tenente-coronel Zucco e Airton Lima. Zucco deixou o Partido Social Liberal (PSL) e foi para o Partido Liberal (PL). Já Airton Lima saiu do PL e foi para o Podemos. 

Em 8 de abril, foi a vez do deputado Vilmar Lourenço, que até então integrava a bancada do PSL, migrar para o Progressistas. E, em 23 de março, registraram o ingresso no PL o deputado Capitão Macedo, que deixou o PSL, e a deputada Kelly Moraes, que saiu do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). 

Com essas mudanças, a bancada do PSL, que elegeu quatro parlamentares, deixou de existir na Casa, já que, além da troca de legenda de três integrantes, o plenário deliberou pela perda de mandato do deputado Ruy Irigaray na última terça-feira (22).

A bancada do Podemos, extinta em 2020 com a saída do deputado Rodrigo Maroni para entrar no PROS, volta a ter um representante. Já a bancada do PL, que até então tinha dois deputados, agora tem quatro integrantes. 

A bancada do Progressistas ampliou de seis para sete o número de parlamentares. E a bancada do PTB, com cinco representantes iniciais, deve ficar com apenas um deputado: além da saída de Kelly, o deputado Luís Augusto Lara teve a perda de mandato declarada pelo TRE em 4 de março, e o deputado Aloisio Classmann anunciou ontem na tribuna que ele e o colega Dirceu Franciscon estão deixando a legenda.

Por Letícia Rodrigues/Assembleia Legislativa do RS

Leia a nota oficial divulgada pelo deputado Aloísio Classmann

Caros amigos e amigas,

Foram 29 anos de uma importante trajetória no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 7 mandatos consecutivos como deputado estadual e vários anos na liderança da Bancada. Ao lado de líderes municipais, construímos também um grande partido na Grande Santa Rosa, Celeiro, Planalto Médio, Missões e outros municípios, consolidando o PTB no cenário político estadual. O sentimento que fica é de gratidão e de dever cumprido, mas, após divergências da direção nacional com os deputados petebistas gaúchos, não tive outra escolha, senão encaminhar a minha desfiliação do PTB. Respeitando minha história e reafirmando parcerias construídas, buscarei um novo partido, com o mesmo compromisso, de dialogar e construir políticas públicas em prol dos gaúchos. Aos que ficam no PTB, meu respeito, continuem contando sempre com meu trabalho.

Aloísio Classmann

Deputado Estadual

 

Fonte: Redação