Ouça agora

SABADÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Regional

Hospital de Horizontina inaugura ala com 10 leitos de Saúde Mental

  • 30/10/2021 - 13:43
Hospital de Horizontina inaugura ala com 10 leitos de Saúde Mental
Marília Bissigo/Secretaria Estadual da Saúde

A rede de Saúde Mental da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu o reforço de 10 novos leitos de Saúde Mental na Associação Beneficente Oswaldo Cruz, de Horizontina. A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou nesta quinta-feira (28) da inauguração da ala.

Na prática, esses leitos já estão em funcionamento desde o final de setembro e, de acordo com o diretor da instituição, Luiz Carlos Stein, estão com 100% de ocupação, "demonstrando a alta demanda para saúde mental na região". A secretária Arita parabenizou a direção do hospital por priorizar essa especialidade: "É essencial ter um espaço para usuários em sofrimento, para que eles possam recuperar a saúde e a dignidade, voltar ao convívio da família e voltar a ter esperança".

As vagas estão disponíveis para todos os municípios da 14ª CRS. O Oswaldo Cruz recebeu R$ 43 mil em 2019 de recursos estaduais da Consulta Popular para reforma de adaptação da estrutura física e poder implantar o serviço.

O prefeito de Horizontina, Jones Cunha, agradeceu em nome da comunidade o apoio recebido do governo do Estado durante a pandemia e pleiteou verba para a conclusão das obras de ampliação do bloco cirúrgico do hospital. O Oswaldo Cruz foi um dos hospitais beneficiados com o programa Assistir, da Secretaria da Saúde, que reavaliou o rateio de recursos repassados mensalmente aos prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Arita ainda falou que o governador Eduardo Leite deve anunciar em breve mais recursos para a Saúde no programa Avançar.

Fonte: Redação