Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Gedeão Pereira é reeleito presidente da Farsul

  • 06/10/2021 - 12:56
  • Atualizado 06/10/2021 - 12:59
Gedeão Pereira é reeleito presidente da Farsul
Divulgação/Sistema Farsul

Concorrendo como líder da chapa única, Gedeão Silveira Pereira foi reeleito presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) por unanimidade nesta terça-feira (05/10). Dos 131 sindicatos aptos a votar, 112 compareceram. O mandato vai de janeiro de 2022 a dezembro de 2024.

Entre suas metas, Gedeão destacou ações de incentivo para aumentar a eficiência produtiva no Estado e a implementação do programa Duas Safras, que está sendo construído pela entidade em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Embrapa.

- Nós temos capacidade para dobrar as safras gaúchas e mexer fortemente no PIB (Produto Interno Bruto) estadual - ressaltou.

Ele lembrou que hoje o Rio Grande do Sul colhe uma grande safra de verão e uma diminuta safra de inverno. Em sua gestão, o dirigente também pretende levar assistência técnica e gerencial gratuita a médios e pequenos produtores por meio do Senar.

Gedeão, que era vice-presidente, assumiu a presidência em dezembro de 2017, após o falecimento de Carlos Sperotto. No ano seguinte, foi eleito para o mandato de janeiro de 2019 a dezembro deste ano. 

Perfil

Médico veterinário, formado em 1971 pela Universidade Federal de Santa Maria, Gedeão Silveira Pereira é produtor rural, proprietário e administrador da Estância Santa Maria com produções de Pecuária de Corte (raças Hereford e Polled Hereford) com manejo em pastagens e agricultura. Já realizando viagens de estudos em pecuária à Nova Zelândia, Austrália, USA, Argentina, Chile, Paraguai, França, Espanha e Rússia.

Foi diretor da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford e presidente do Sindicato/Associação Rural de Bagé por dois mandatos. Presidiu a Comissão de Assuntos Fundiários da Farsul, onde, também, foi vice-presidente por quatro mandatos. Foi presidente do Sebrae/RS e atualmente é vice-Presidente do Fundesa, sendo recentemente eleito como 2º vice-presidente da CNA, onde também tem o cargo de diretor de Relações Internacionais.

Fonte: Imprensa/Sistema Farsul