Em mais um ano com a programação dos Festejos Farroupilhas adaptada para evitar aglomeração por conta da pandemia, dezenas de cavalarianos percorreram o trajeto entre a avenida Alberto Pasqualini até o CTG Tropeiros do Buricá na manhã deste 20 de Setembro de 2021. A Cavalgada Farroupilha sem a presença de crianças e apresentações artísticas foi recepcionada por um público restrito em função das medidas sanitárias.
Conforme o Movimento Tradicionasta Gaúcho (MTG), como ainda existe uma preocupação com a pandemia, por isso a liberação do governo do Estado neste ano foi para cavalgadas e não desfiles, como tradicionalmente ocorre.
O ex-Patrão da entidade Flávio Huber destacou a importância de cada tradicionalista ter feito o máximo para que a data emblemática fosse celebrada.
- Nem que fosse só meia dúzia de cavalarianos, não iriamos deixar a data passar em branco. Começamos a organizar tudo, a movimentar os cavalos, por volta das seis e meia da manhã contou o tradicionalista.
Após a cavalgada, foi celebrada a primeira missa campal na área campeira do CTG presidida pelo padre Geane Pittol.
Ainda foi servido churrasco no formato drive thru. As pessoas apenas saíram dos veículos para retirar a carne assada.
Durante o fim de semana também foram realizadas provas de tiro de laço no CTG.
Por fim foi realizada a extinção da Chama Crioula. O ato marcou o encerramento dos Festejos Farroupilhas deste ano, que enalteceram o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi e o cinquentenário do Dia da Consciência Negra e do Movimento Nativista e, pela primeira vez, tiveram como patrona uma mulher negra.