Ouça agora

BAÚ DA 94

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Cremers arquiva processo contra médico que receitou nebulização com hidroxicloroquina em Alecrim

Cremers arquiva processo contra médico que receitou nebulização com hidroxicloroquina em Alecrim
Reprodução
  • 14/08/2021 - 20:09
  • Atualizado 14/08/2021 - 20:23

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) decidiu arquivar a sindicância que investigava a conduta do médico Paulo Gilberto Dorneles, que prescreveu a realização de sessões de nebulização de hidroxicloroquina diluída a um paciente que havia sido diagnosticado com Covid-19, no Hospital de Caridade de Alecrim. As informações são do site GZH.

Lourenço Pereira, 69 anos, tinha histórico de doença pulmonar crônica, foi internado em 19 de março e morreu no dia 22. A sessão que decidiu pelo arquivamento ocorreu em 29 de julho.

Responsável pela relatoria do caso, o conselheiro Marcos André dos Santos disse no documento, enviado pelo Cremers à familiar de Pereira que apresentou a queixa contra o médico, que "não há indícios do tratamento ter contribuído para o óbito do paciente" e argumentou que profissionais de cidades pequenas atuam sob "grandes limitações técnicas".

A família do idoso afirmou que irá entrar com recurso da decisão junto ao Conselho Federal de Medicina. 

A nebulização com hidroxicloroquina diluída é um tratamento experimental, que não consta nos protocolos do Ministério da Saúde e de outras instituições com autoridade na área, podendo causar reações adversas, como arritmia cardíaca. 

Fonte: Redação