Para promover a doação de órgãos é necessário um trabalho em conjunto e alinhado, com o envolvimento dos profissionais da saúde e o acolhimento necessário aos familiares do paciente. Pensando nisso, a Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital Vida & Saúde (CIHDOTT) promoveu recentemente, uma capacitação aos profissionais das UTIs da Instituição.
Realizado no Núcleo de Educação Corporativa, o encontro reuniu alguns profissionais, obedecendo os protocolos de segurança exigidos pela pandemia. Além disso, a capacitação foi transmitida de forma remota, onde pelo menos 30 profissionais acompanharam as instruções.
A coordenadora da UTI Adulto e da Comissão, enfermeira Thanyze Kretschmer, apresentou todos os protocolos realizados com os pacientes que tem o diagnóstico de morte encefálica e como se dá a atuação da enfermagem neste contexto, ressaltando a necessidade de integração e conhecimento de toda equipe de Enfermagem durante estes procedimentos.
Também participaram da capacitação, a médica nefrologista Caren Gross e a psicóloga Camilla Strake Viana, ambas integrantes da Comissão. O encontro pontuou ainda a forma de abordagem aos familiares, a importância de um cuidado humanizado e acolhedor durante a comunicação. A iniciativa integra uma série de ações da Comissão, que visa capacitar os profissionais inseridos durante os casos de morte encefálica e da possibilidade de captação de órgãos. A última captação de órgãos realizada no Hospital Vida & Saúde foi em 2019, neste sentido, a CIHDOTT também atua na conscientização da comunidade sobre a importância da doação de órgãos.
Postado por Paulo Marques