Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Geral

Primeiro emprego: como se preparar?

Docente nas áreas de Comércio e Gestão do Senac destaca algumas dicas para quem quer começar na vida profissional

  • 01/07/2021 - 05:08
Primeiro emprego: como se preparar?

A exigência de experiência anterior é a maior barreira na hora de arranjar o primeiro emprego para 77% dos jovens brasileiros, aponta um levantamento feito pela empresa de pesquisa em tendências Trendsity. Podendo ser determinante para o futuro da carreira, a primeira oportunidade é quando se começa a adquirir experiência no mundo do trabalho e se inicia a construção da reputação profissional. 

Segundo a docente das áreas de Comércio e Gestão do Senac, Mônica Blume Krapp, uma das primeiras perguntas feitas aos jovens na busca do primeiro emprego é “você tem alguma experiência?”, o que causa certa aflição em muitos. “Neste momento, sempre recomendo que um currículo bem elaborado é essencial juntamente com uma boa apresentação pessoal, postura e dicção correta no momento da entrega do currículo”, recomenda. 

Importante para conquistar o primeiro emprego, o currículo precisa ser um diferencial em relação aos demais. A docente destaca algumas dicas de elaboração de currículo para quem está começando: 

- ser digitado (não escreva as informações à mão); 

- atenção aos erros ortográficos e formatação; 

- não informar RG e CPF; 

- ter os dados pessoais atualizados;  

- informar a escolaridade (escola, série, ano); 

- ter algum curso de qualificação. As empresas sempre olham com bons olhos quem se dedica ao aperfeiçoamento. 

Em busca de um curso para iniciar a carreira

De acordo com Mônica, fazer um curso profissionalizante pode ser uma alternativa para se destacar, adquirindo algumas das habilidades exigidas pelo mercado. Nessas formações, os docentes auxiliam os alunos com dicas para melhor desempenho das atividades profissionais. “Exercem a função de guiar muitos profissionais em novas possibilidades de carreira e, para os jovens, em especial, no aperfeiçoamento e ganho de conhecimentos valiosos para o futuro”, explica. 

Um exemplo é o curso Preparando-se Para o Primeiro Emprego, oferecido pelo Senac Três de Maio que está com inscrições abertas. Com carga horária de 21 horas, o curso capacita os participantes para ter uma postura profissional adequada à busca do primeiro emprego. 

A formação também aborda conhecimentos como apresentação pessoal, postura e ética profissional, comprometimento, responsabilidade, pontualidade, postura proativa, valores e atitudes comportamentais, empreendedorismo, entre outros conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional. “A formação é fantástica, pois realiza atividades práticas aliadas à teoria como, por exemplo, a entrevista de emprego, a dicção, a postura profissional e o trabalho em equipe para deixar os alunos mais preparados e mais tranquilos”, comenta a docente. 

Quer saber mais sobre o curso? As inscrições podem ser feitas pelo www.senacrs.com.br/tresdemaio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3535-2046 ou pelo Whatsapp (55) 99230-5003. A escola fica localizada na Travessa Praça da Bandeira, 65.

Fonte: SENAC