Horário sem programação!

Agricultura

Trinta e oito famílias recebem titulação de áreas em reassentamento de Chiapetta

  • 20/06/2021 - 13:51
  • Atualizado 20/06/2021 - 13:52
Trinta e oito famílias recebem titulação de áreas em reassentamento de Chiapetta
Evandro Oliveira/Secretaria Estadual da Agricultura

Trinta e oito famílias de agricultores reassentados, oriundas da área indígena da Serrinha, obtiveram nesta sexta-feira (18/06) a titulação definitiva de suas terras no reassentamento PE Novo Horizonte, em Chiapetta. O ato de entrega das escrituras foi realizado pela secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.

- Por ser desta região, conheço a realidade do produtor daqui e hoje, como secretária da Agricultura, me alegra ver cada agricultor regularizando sua situação, conquistando o título definitivo de suas áreas e dando um ponto final a processos que muitas vezes demoram para se resolver - destacou a secretária.

A área total do reassentamento PE Novo Horizonte é de 724 hectares e abriga 46 famílias. Os reassentados praticam a agricultura familiar e de subsistência, e os principais produtos cultivados nessas propriedades são milho, trigo e soja, além do cultivo da aveia, mandioca, feijão e hortaliças. Os agricultores também desenvolvem outras atividades, como a bovinocultura de corte, bovinocultura leiteira e piscicultura.

O agricultor e técnico agrícola Janávio dos Santos Ferreira, de 42 anos, aguarda desde 2004 pela titulação.

- Essa caminhada foi longa, nosso reassentamento iniciou em 2000. Como integrante da Emater, caminhamos junto com a comunidade - destacou.

= O produtor Rudimar Montanha, de 50 anos, está no reassentamento desde o início e comemorou a titulação.

- É com muita honra que estamos recebendo a titulação, depois de 20 anos de espera. É um direito nosso, de ter um documento para ter um registro e ser proprietário. Sem registro, a gente não é dono - celebrou.

Fonte: Redação