Horário sem programação!

Saúde

Região prevê abertura de mais 15 leitos de UTI e 30 leitos clínicos

Região prevê abertura de mais 15 leitos de UTI e 30 leitos clínicos
Assessoria de Imprensa do Hospital Vida & Saúde
  • 04/03/2021 - 09:37
  • Atualizado 04/03/2021 - 14:31

A região está ampliando a rede hospitalar para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, com a previsão de abertura de novos leitos clínicos e de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto em quatro hospitais. São 5 novos leitos de UTI, já em funcionamento, no Hospital São Vicente de Paulo, em Três de Maio, e previsão de abertura de 10 leitos de UTI no Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa. Entre os leitos clínicos, serão abertos 10 no Hospital São José, em Giruá, e 20 no Centro de Assistência Médico Social (Cams), em Tuparendi.

Todos eles exclusivos para pacientes de Covid-19, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A expansão da rede hospitalar é fruto de negociações entre gestores municipais da região, 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e equipe diretiva da Secretaria da Saúde (SES), junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com o coordenador adjunto da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marcelo Borges de Figueiredo, o processo de abertura desses leitos está na fase de inspeção sanitária.

- Trabalhamos para inaugurá-los o mais rápido possível. Estamos vivenciando um grande aumento de casos da doença nas últimas semanas e a disseminação de uma variante. É de extrema importância a expansão da rede hospitalar, uma vez que não atendemos só a comunidade local, mas estamos abertos a receber pacientes de todo o Estado através da regulação estadual”, destacou Figueiredo.

A Região Covid de Santa Rosa estava nesta quarta-feira (03/03) com 98% taxa de ocupação de leitos de UTI adulto e 30,6% de taxa de ocupação dos leitos clínicos. A rede conta atualmente com 51 leitos de UTI adulto e 183 leitos clínicos divididos entre 14 hospitais.

- Este é o momento mais delicado desde o início da pandemia, há cerca de um ano. Os novos leitos de UTI que serão abertos no Vida e Saúde serão alocados em uma ala que agora não está em funcionamento, o bloco cirúrgico - explicou o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Délcio Stefan. Ele reforça, porém, que “não basta abrir leitos e expandir a rede hospitalar se a população não cooperar com o cuidado pessoal”, seguindo rigidamente os protocolos de distanciamento, higiene e uso de máscara.

A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes, reitera essa posição:

- A ampliação de leitos é muito importante nesse momento crítico que estamos vivendo, No entanto, a capacidade de ampliação é limitada. Precisamos o envolvimento de todos para reduzir a transmissão do vírus que está numa velocidade nunca vista antes - alertou.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde