Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Educação

Secretária diz que tratativas para municipalização da Escola Glória Veronese estão em andamento

  • 16/02/2021 - 11:24
  • Atualizado 16/02/2021 - 11:25
Secretária diz que tratativas para municipalização da Escola Glória Veronese estão em andamento

A secretária da Educação, Vera Kühler, reconheceu, em entrevista à Rádio Colonial na segunda-feira (15/02), que o Município tem interesse em assumir a Escola Estadual de Ensino Fundamental Glória Veronese. Vera fez questão de explicar que a transferência do estabelecimento de ensino do Estado para a rede municipal está em negociação e não há uma decisão definitiva.

Ela revelou que o processo de negociação está bem adiantado e que nesta quarta-feira (17/02) será realizada nova reunião entre representantes da Prefeitura de Três de Maio e da 17ª Coordenadoria Regional de Educação para tratar do assunto. Inclusive, o vice-Prefeito Josias Correa deverá participar do encontro.

Segundo Vera, o Estado ofereceu o prédio que tem 30 salas de aula inteiramente sem custos ao Município. Para tomar a decisão, ela disse que também vai se reunir com os vereadores e está ouvindo os pais e responsáveis pelos alunos.

- Quanto sairia para o Município construir um prédio desse porte? É claro que vai ter ônus e bônus. Mas será que o bônus não será melhor para o nosso município? – disse a secretária.

Vera diz que a rede municipal planeja expandir a oferta de vagas diante da grande demanda que existe. A decisão final, no entanto, depende do estudo do impacto financeiro no caixa do município. Pois, além da manutenção do prédio, a secretaria vai ter que, possivelmente, contratar mais professores e funcionários, pois o governo do Estado disponibiliza o atual quadro de servidores estaduais por apenas mais um ano, se houver interesse do Município e dos atuais professores da escola.

Quanto aos profissionais contratados, que podem perder o emprego ou transferidos para outra escola, Vera disse que sente por eles e que a prefeitura jamais vai querer prejudicar alguém, porém a administração municipal tem a obrigação de pensar no que é melhor para a coletividade, isto é, a comunidade escolar, e não se limitar a interesses individuais.

- Será que não é melhor termos mais uma escola municipalizada? Não sabemos que o estado está querendo se livrar de muitas coisas – afirmou a secretária municipal.

A municipalização do Ensino Fundamental é um processo em andamento nos últimos anos e que deve é construído de forma compartilhada entre Estado e municípios, em regime de total colaboração.

Fonte: Redação