Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Educação

Secretária diz que tratativas para municipalização da Escola Glória Veronese estão em andamento

Secretária diz que tratativas para municipalização da Escola Glória Veronese estão em andamento
  • 16/02/2021 - 11:24
  • Atualizado 16/02/2021 - 11:25

A secretária da Educação, Vera Kühler, reconheceu, em entrevista à Rádio Colonial na segunda-feira (15/02), que o Município tem interesse em assumir a Escola Estadual de Ensino Fundamental Glória Veronese. Vera fez questão de explicar que a transferência do estabelecimento de ensino do Estado para a rede municipal está em negociação e não há uma decisão definitiva.

Ela revelou que o processo de negociação está bem adiantado e que nesta quarta-feira (17/02) será realizada nova reunião entre representantes da Prefeitura de Três de Maio e da 17ª Coordenadoria Regional de Educação para tratar do assunto. Inclusive, o vice-Prefeito Josias Correa deverá participar do encontro.

Segundo Vera, o Estado ofereceu o prédio que tem 30 salas de aula inteiramente sem custos ao Município. Para tomar a decisão, ela disse que também vai se reunir com os vereadores e está ouvindo os pais e responsáveis pelos alunos.

- Quanto sairia para o Município construir um prédio desse porte? É claro que vai ter ônus e bônus. Mas será que o bônus não será melhor para o nosso município? – disse a secretária.

Vera diz que a rede municipal planeja expandir a oferta de vagas diante da grande demanda que existe. A decisão final, no entanto, depende do estudo do impacto financeiro no caixa do município. Pois, além da manutenção do prédio, a secretaria vai ter que, possivelmente, contratar mais professores e funcionários, pois o governo do Estado disponibiliza o atual quadro de servidores estaduais por apenas mais um ano, se houver interesse do Município e dos atuais professores da escola.

Quanto aos profissionais contratados, que podem perder o emprego ou transferidos para outra escola, Vera disse que sente por eles e que a prefeitura jamais vai querer prejudicar alguém, porém a administração municipal tem a obrigação de pensar no que é melhor para a coletividade, isto é, a comunidade escolar, e não se limitar a interesses individuais.

- Será que não é melhor termos mais uma escola municipalizada? Não sabemos que o estado está querendo se livrar de muitas coisas – afirmou a secretária municipal.

A municipalização do Ensino Fundamental é um processo em andamento nos últimos anos e que deve é construído de forma compartilhada entre Estado e municípios, em regime de total colaboração.

Fonte: Redação