O ano foi complexo e marcante. Desafiou pessoas e organizações a se reinventarem e a encontrarem soluções para continuarem trabalhando em um novo momento que demandou cuidados especiais. Assim a diretoria da Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unitec) definiu 2020.
O presidente da cooperativa, Marcelino Colla; a vice, Izabel Cristina Dalemolle; o secretário, Fábio José Turra; e o diretor de finanças, Fábio Luis Dalla Vechia, avaliaram este ano que está chegando ao fim como desafiador e de muito aprendizado.
“No fim de 2019 tivemos um momento de planejar novas ações, e a partir de março foi preciso intensificar aquelas ideias que implantaríamos de forma mais gradual, em função da pandemia. Já íamos ajustar, e imaginávamos que as mudanças aconteceriam de forma gradual, mas a pandemia acelerou essas necessidades”, revela Colla.
Em virtude das restrições impostas pela pandemia, houve redução drástica de atividades de um número expressivo de cooperados. “Foram seis meses sem trabalho de instrutoria coletiva. Somos um grupo de associados que atua forte neste coletivo. Então, este cessar impactou individualmente em cada um e coletivamente enquanto cooperativa”, acrescentou Izabel.
O cenário impossibilitou e continua impossibilitando ações coletivas. Por isso, um número expressivo de associados está construindo novos produtos. “A Unitec propôs muitas coisas aos associados, oportunizando a eles novas possibilidades de trabalho. Este foi um dos marcos neste período”, afirma Turra.
Neste período, dentre as ações colocadas em prática, as principais foram a criação da plataforma de cursos à distância, a construção de um novo site e a ampliação da divulgação das ações e serviços nas redes sociais da cooperativa, a fim de valorizar a imagem da Unitec, que saiu da perspectiva de ser demandada para criar a demanda.
“Expandimos mercado com a criação de produtos próprios, mudando o conceito da prestação de serviço que desempenhamos até então. Contamos, também, com o apoio de uma equipe dentro da cooperativa para que estas mudanças ocorressem”, destaca Dalla Vechia, que ressaltou, ainda, a importância das parcerias firmadas neste ano atípico, que fortaleceram ainda mais a atuação da Unitec.
Com redução de receita, consequência da redução de trabalho dos associados, a cooperativa também precisou realizar ajustes econômicos financeiros e, mesmo assim, encerrará o ano com resultado positivo. “Estamos destinando nosso esforço para investimentos, tão necessários neste período”, disse o presidente da Unitec.
“Para o ano de 2021, desejamos que todos tenham bem presente este novo mundo, com um olhar mais otimista. Que o novo ano que se aproxima traga mais oportunidades e menos turbulência”, finalizam os dirigentes da Unitec.
Postado por Paulo Marques