O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, recebeu na manhã de hoje (30) um grupo de lideranças empresariais do município para tratar da reabertura do comércio local que está fechado há uma semana como medida de quarentena para a contenção do coronavírus. Copatti explicou que o isolamento social, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quer evitar uma expansão acelerada do contágio, assim como, a sobrecarga do sistema de saúde pública, ainda insuficiente para atender a pandemia.
Os representantes da Associação, Comercial e Industrial (ACI) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), no entanto, argumentaram que a medida é muita severa e está causando graves prejuízos ao comércio local.
Diante da situação dramática exposta pela classe lojista, a tendência, a partir da reunião entre o chefe do Executivo Municipal e empresários, é que o decreto municipal que vigoraria até o dia quatro de abril seja alterado novamente, permitindo que as lojas do município reabram as portas gradativamente a partir de quarta-feira, dia 1º de abril. Para isso, no entanto, os estabelecimentos terão que observar as precauções de higiene para dar total segurança aos colaboradores e clientes, como uso do álcool gel, e distanciamento de 2 metros entre as pessoas.
Na tarde de hoje, os prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste se reúnem em uma videoconferência para discutir as medidas de combate ao coronavírus.