O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou neste domingo medidas referentes às contas de água no período de pandemia de Covid-19. Após reunião com o Secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Arthur Lemos Jr., ficou definido que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) não suspenderá o serviço por não pagamento nos próximos 60 dias e os clientes de tarifa-social ficarão isentos pelos próximos 90 dias de cobrança. Esta modalidade contempla famílias de baixa renda que residem em unidades domiciliares de até 60 m².
"Precisamos manter a empresa em funcionamento e, para tanto, mesmo que sem cortes, continuam valendo multas e juros em atrasos. Os cidadãos que dispõem de condições para pagamento de suas faturas devem se manter adimplentes para mantermos os serviços essenciais à população", explicou o chefe de Estrado em suas redes sociais.
Já Lemos Jr. disse que o governo estadual está em contato permanente com o Ministério de Minas e Energia para resolver a questão das contas de luz. "Acreditamos que teremos leitura correta na semana que se inicia", pontuou.