Com a confirmação de um caso suspeito de coronavírus em Santa Rosa, a Rádio Colonial entrevistou nesta terça-feira (3) o pneumologista Jean Zanetti para tirar dúvidas da comunidade a respeito da doença. Além de atender em seu consultório particular, Zanetti também é intensivista na UTI do Hospital São Vicente de Paulo.
De acordo com o médico, o Covid-19 é uma nova cepa de Coronavírus, que é o nome de uma grande família de vírus que infectam várias espécies de animais. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram recentemente outras doenças a partir de animais, como morcegos e dromedários.
Zanetti explica que ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China e que rapidamente sofreu mutações, permitindo a sua transmissão, inicialmente, de animais para humanos e, em seguida, de pessoa para pessoa.
Lembrou que o vírus ainda não está circulando no Brasil, ou seja, para que uma pessoa seja infectada ela precisa ter viajado para um país onde tenha um surto já estabelecido, como China e Itália ou ter entrado em contato com alguém que viajou para estes lugares.
- Se a pessoa não viajou e nem entrou em contato com alguém que tenha viajado, não há motivo de preocupação de ser coronavírus, pois os sintomas são semelhantes a gripes e resfriados - explica o médico.
O pneumologista recomendou cuidado com as notícias faltas que se espalham pelas redes sociais e grupos de WhatsApp e que as pessoas procuram fontes de informação confiáveis, como o site do Ministério da Saúde para esclarecer eventuais dúvidas sobre a doença.
Ele também garantiu que o uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz e criticou a disseminação de fake news por meio de um vídeo, com informações equivocadas e incorretas a respeito do emprego do álcool gel, divulgado por um “químico autodidata”.
O médico afirmou que o álcool etílico 70% é um eficiente desinfetante de objetos e antisséptico de pele, pois ele propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo.
Medidas preventivas
O Ministério da Saúde recomenda como medidas de prevenção ao novo coronavírus:
- lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
- evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- evitar contato próximo com pessoas doentes;
- ficar em casa quando estiver doente;
- usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
- não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Outros cuidados importantes são manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.