Ouça agora

RADIOJORNALISMO

com ALEXANDRE DE SOUZA

Política

Deputado acredita que comércio Brasil e China será intensificado

Deputado acredita que comércio Brasil e China será intensificado
  • 29/11/2019 - 18:37
O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), afirmou que a China tem interesse em fortalecer a parceria com o Brasil. O parlamentar acredita que diante da “guerra” comercial com os Estados Unidos, o Brasil pode ganhar espaço. 
Fernandes participou de um bate-papo na tarde desta sexta-feira (29) no auditório da ACI de Três de Maio com a presença de empresários locais, interessados em conhecer as oportunidades de negócios com o gigante asiático, cuja população é de 1,4 bilhão pessoas. 
- A China quer fazer negócios com o Brasil e o Rio Grande do Sul. E o Brasil pode suprir uma grande necessidade da China, que é o fornecimento daquilo que nós sabemos produzir muito bem: os alimentos, mas acredito que possamos oferecer a eles alimentos com valor agregado – destacou o deputado.
Segundo Fernandes, a China tem muito interesse em fazer intercâmbios e por isso as lideranças políticas e empresariais do RS têm que trabalhar juntos.
Recentemente o presidente da China Xi Jinping e do Brasil Jair Bolsonaro anunciaram em comunicado conjunto que esperam promover o crescimento diversificado das exportações bilaterais de produtos agrícolas por meio de acordos entre as autoridades aduaneiras e agrícolas dos dois países.
A China já é o maior parceiro comercial do Brasil em termos de exportação e importação, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços brasileiro.
Ao longo da década, o faturamento do agronegócio gaúcho junto à China cresceu 91% em valores nominais, ritmo acima do desempenho geral das exportações, que aumentaram 20% no período. Hoje, os asiáticos são os maiores compradores de alguns dos principais itens produzidos no Estado, como soja, celulose, carne bovina e carne suína. De quebra, há três temporadas consecutivas, mais de 40% das vendas têm o país como destino. 
 
Fonte: Reda