No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Combate às Hepatites. A doença viral do tipo C é a mais comum e é meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) erradicá-la até 2030.
Com o objetivo de identificar e tratar o maior número de pessoas portadoras do vírus, o Rotary Clube Três de Maio vai realizar testes rápidos de hepatite C. Conforme o presidente do clube, Sandro Rambo, que recentemente tomou posse no cargo, 300 kit's serão disponibilizados para a detecção da doença no município.
- A data ainda serão definida, mas a campanha será realizada na segunda quinzena de julho. Os kit's, aliás, já estão conosco - disse Rambo.
A campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) em parceria com o Rotary Club. Em Três de Maio, terá o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e do Curso de Enfermagem da Setrem..
O teste é rápido e feito com apenas algumas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo. Com o diagnóstico positivo, as pessoas serão orientadas e encaminhadas para o tratamento adequado.
A hepatite C é uma infecção causada por um vírus transmitido através do contato com sangue contaminado. Embora ataque, principalmente, o fígado – chegando a desencadear cirrose ou câncer -, a doença interfere na ação da insulina no organismo e pode causar diabetes tipo 2.
As hepatites B e C são doenças virais que provocam inflamação no fígado. Quando os sintomas aparecem, a pessoa apresenta fadiga, falta de apetite, enjoo, vômito, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia) e fezes esbranquiçadas.
A transmissão ocorre por meio de relações sexuais desprotegidas ou pelo contato direto com o sangue contaminado. Por isso, as pessoas precisam tomar alguns cuidados, como não compartilhar seringas, agulhas, alicates de cutícula e outros objetos cortantes, para se prevenir.
Além disso, a população deve usar camisinha, as gestantes devem fazer o pré-natal para evitar passar as doenças para seus filhos e os materiais utilizados para fazer a unha, tatuagens, piercings e tratamento odontológico devem ser individuais ou esterilizados.
A única forma de detectar as hepatites é fazendo exames de sangue específicos. O diagnóstico precoce é importante para garantir um tratamento mais eficiente e aumentar as chances de cura.