Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta semana e muitas pessoas ainda não se imunizaram.
Em seus últimos dias, a campanha de vacinação contra a gripe, que termina sexta-feira (31), alcançou 80% do público-alvo em Três de Maio.
Até o momento, os grupos prioritários com maior índice de cobertura vacinal são idosos e puérperas, que já superaram a meta de 90% de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde.
Os grupos de riscos são formados por gestantes, idosos, professores, profissionais da área da saúde, funcionários do sistema prisional, policiais, bombeiros, puérperas (mulheres que tiveram filho há 45 dias), portadores de doenças crônicas e crianças a partir de 6 meses a 6 anos de idade.
A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS.