A Câmara de Vereadores de Independência foi uma das que mais gastou com diárias em 2018 no Rio Grande do Sul. As despesas com as viagens dos vereadores chegaram a R$113.507,97 no ano passado, equivalente a 11% do orçamento do Legislativo municipal, de acordo com levantamento do Ministério Público de Contas (MPC). O ranking foi divulgado pelo jornal Zero Hora.
A presidente da Câmara Municipal, Sônia Souto (MDB), disse que ficou surpresa com o percentual dos gastos com diárias e que já conversou com os demais colegas sobre a necessidade de redução dos valores a partir deste ano.
- Eu sou enfermeira e estou como enfermeira. Também fiquei surpresa com o número de diárias. Só que eu também era contra o uso de diárias, mas agora vi a dificuldade de se conseguir recursos ficando parado no município. Mesmo assim, nós vamos fazer uma redução nas viagens – afirmou a vereadora.
Sônia garante, no entanto, que todas as viagens realizadas foram devidamente justificadas e que os vereadores precisaram se deslocar a Porto Alegre para reivindicar verbas para o município e fazer cursos de qualificação. Ela citou como exemplo a conquista de um carro novo para a Brigada Militar no município.
O procurador-geral do MPC, Geraldo Da Camino, divide o ranking de acordo com vários critérios, como orçamento total e gastos com publicidade e diárias, detalhando despesas por habitante comparadas com indicadores sociais. No total, as Câmaras do RS tiveram, juntas, um orçamento de R$ 981,8 milhões no ano passado.