Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ELISIANE LUDWIG

Política

Com emenda, Câmara aprova projeto que reajusta taxa da Contribuição da Iluminação Pública

Com emenda, Câmara aprova projeto que reajusta taxa da Contribuição da Iluminação Pública
Foto: Aguinaldo Matos/Arquivo Pessoal/Facebook
  • 11/09/2018 - 13:20
A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que reajusta a taxa da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). O assunto foi colocado em pauta na sessão ordinária desta segunda-feira (10). Como houve empate por 5 a 5 na votação, a proposta foi aprovada com o voto de minerva do presidente Flávio Pagel (MDB).
Os vereadores aprovaram também emenda, apresentada pelo vereador Marcos Corso (PP), que divide o percentual de 20% previsto no texto original em duas etapas: 10% em 2019 e 10% no ano seguinte. 
Segundo a Prefeitura, o índice de 20% equivaleria ao reajuste mais recente que houve no setor. 
De acordo com justificativa apresentada pelo vereador, a emenda tem por objetivo “suavizar o impacto do reajuste proposto pelo Executivo no bolso do contribuinte, sem causar impacto no orçamento familiar da população. ”
Diz também que “há outras maneiras de se diminuir o déficit da Contribuição de Iluminação Pública, como a adoção de medidas que visem racionalizar os recursos utilizados na prestação deste serviço, bem como investimentos em lâmpadas de maior vida útil e efeciência.
Conforme a secretaria da Fazenda, o município arrecada em torno de R$ 30 mil com a Contribuição de Iluminação Pública, valor que cobre apenas a metade da conta mensal com a concessionária de energia elétrica. 
O projeto aprovado prevê ainda que os valores serão reajustados anualmente, a partir do Exercício de 2020, no percentual correspondente a 80% (oitenta por cento) da variação da tarifa de energia elétrica acumulada no Exercício anterior.
O prefeito Altair Copatti disse à reportagem da Colonial que deve vetar a emenda aprovada pelo Legislativo.
 
Fonte: Reda