Ouça agora

RADAR 94 - ALEXANDRE DE SOUZA

com ALEXANDRE DE SOUZA

Geral

Concurso: provas teórico-objetivas foram aplicadas neste domingo

Concurso: provas teórico-objetivas foram aplicadas neste domingo
Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação Social
  • 23/07/2018 - 08:38
Neste domingo (22), foi realizada a primeira etapa do concurso público da Prefeitura Municipal de Três de Maio, constituída da aplicação das provas teórico-objetivas para todos os cargos, aplicadas pela Fundatec. No total dos dois locais de prova - Instituto Cardeal Pacelli e Setrem -  compareceram 2.816 candidatos. O índice de abstenção foi de 12,71%. 
No turno da manhã, prestaram concurso candidatos aos cargos de Nível Superior e de Nível Fundamental completo e incompleto. O período da tarde foi reservado as candidatos para cargos de Nível Médio. 
As imediações dos locais de prova estiveram movimentadas desde o início da manhã. Foi possível verificar dezenas de automóveis, de diversas cidades do Estado e antes da abertura dos portões, longas filas se formaram. Pela manhã e à tarde, o horário de início e final das provas foi seguido conforme edital. O Engenheiro Civil Theodoro Lucena Peter, 24, veio de Bagé para participar do concurso. 
“Viajei quase 500 km para chegar até aqui. É o primeiro concurso que faço, me formei no final do ano passado e trabalho no departamento de água e esgoto de Bagé só que é um cargo temporário, estou procurando estabilidade. A prova foi tranquila e dentro do que estudei, agora é esperar para ver o resultado”, comentou o candidato.  
O secretário municipal de Administração, João Carlos Binicheski, considerou o transcurso das atividades tranquilo e destacou que a realização do concurso é uma prioridade da atual gestão municipal. 
“Um concurso é um momento significativo da administração municipal porque seleciona-se uma série de novos servidores dentro de objetivos que são desde substituir servidores que se afastam do serviço público por aposentadoria e outros motivos até procurar ampliar e qualificar o serviço público na medida do possível. Desde o início de 2017 vínhamos trabalhando nesse sentido, fazendo levantamento das necessidades dentro de cada secretaria, preparando toda a contratação da empresa realizadora, todos os trâmites necessários para fazermos um concurso bem feito. Com certeza vai resultar em melhoria e qualificação no atendimento à população”, enfatizou Binicheski.
COMPARECIMENTOS
Conforme a equipe da Fundatec que coordenou a aplicação das provas, o índice de abstenção foi baixo, em relação a maioria dos concursos municipais realizados pela empresa. 
Estavam inscritos para realizar a prova na Setrem , um total de 1.989 candidatos e a abstenção foi de 12,77%. Já no Instituto Cardeal Pacelli, eram esperados 827 candidatos, somando os turnos da manhã e tarde; desses, 12,58% não compareceram.  
ESTRUTURA
A estrutura mobilizada para realização da primeira etapa contou com 161 fiscais disponibilizados pela Prefeitura, além dos seis servidores na Comissão de Organização, envolvendo Departamento de Pessoal e Coordenadoria de Comunicação. A empresa fez treinamento das equipes antes do início das provas. Todo o trabalho começou às 7h e encerrou-se às 19h.
A divulgação dos gabaritos preliminares, está prevista para esta segunda-feira (23) e a realização das provas práticas (cargos de Motorista e Operador de Máquinas), deverá ocorrer no dia 16 de setembro, conforme edital de abertura do concurso. Estão sendo selecionados servidores para os cargos de Assistente Social, Cirurgião Dentista, Engenheiro Civil, Médico, Médico Gineco-Obstetra, Nutricionista, Psicólogo, professores de Ensino Fundamental (Geografia, História, Matemática), Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Eletricista, Motorista, Operador de Máquinas, Operário Especializado, Pedreiro e Servente; totalizando 40 vagas. 
Postado por Paulo Marques
Fonte: Ana J