A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul informou nesta quarta-feira (6) que um caso de sarampo foi confirmado em São Luiz Gonzaga. O paciente é uma criança de um ano, que não havia sido vacinada, e contraiu o vírus durante uma viagem à Europa, onde há um surto da doença.
O caso, portanto, é importado – quando o vírus é contraído fora do estado. Outros cinco casos suspeitos são investigados em Porto Alegre. Um dos pacientes viajou recentemente a Manaus, onde também há um surto da doença.
O governo destaca que as Américas foram consideradas livres de sarampo em setembro de 2016, após os continentes ficarem 12 meses sem circulação do vírus. No entanto, o Brasil tem 104 casos confirmados da doença, que, além do Rio Grande do Sul, foi registrada também em Roraima e Amazonas.
Os sintomas do sarampo são febre, manchas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A secretaria pede que possíveis infectados procurem os serviços de saúde, e avisem sobre casos suspeitos às Secretarias Municipais de Saúde ou ao Disque Vigilância pelo número 150.
A vacina Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, é disponibilizada sem custos na rede pública de saúde para a população de 1 a 49 anos de idade, e para profissionais que atuam na área da saúde.