Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Política

Presidente da Assembleia Legislativa afirma que não há clima para se votar plebiscito

Presidente da Assembleia Legislativa afirma que não há clima para se votar plebiscito
  • 26/04/2018 - 16:28
O presidente da Assembleia Legislativa Marlon Santos (PDT) afirmou na manhã desta quinta-feira (26) ao visitar a Prefeitura de Três de Maio que não há clima político na Casa para se colocar em votação o projeto de realização de um plebiscito sobre a venda das estatais do setor de energia em ano eleitoral. “O projeto é complexo. Acredito que a maioria dos deputados não está em condições de realizar neste momento uma ampla e exaustiva discussão sobre um tema tão controverso”, afirmou.
Santos se manifestou sobre o polêmico projeto em coletiva após encontro com a prefeita em exercício Eliane Fischer, o vereador Nalci Recalcatti e lideranças do PDT e do PT no gabinete. O deputado disse que a vinda a Três de Maio tratou-se de uma visita diplomática para aproximar o Parlamento dos gaúchos.
A proposta, que foi enviada ao Legislativo pelo governador do Estado José Ivo Sartori nesta quarta-feira (25), estabelece que a autorização legislativa para a realização de plebiscito possa ser feita até 90 dias antes do pleito. A proposta modifica norma estadual de 1991 que prevê que a autorização seja dada até cinco meses antes das eleições. O governo também encaminhou pedido formal para a realização de plebiscito no pleito de outubro. Sartori pretende realizar consulta pública sobre a CEEE, a CRM e a Sulgás. A convocação de plebiscito é prerrogativa do Legislativo.
Santos deixou claro que, em caso de empate, seu voto será contrário ao projeto do Executivo. “A Sulgás é superavitária. A CEEE possui uma valiosa rede de cabos de fibra óptica em todo o Estado e as minas de carvão são uma reserva que não podemos abrir mão assim”, opinou.
 
Fonte: Reda