A vacinação contra a gripe em Três de Maio inicia na próxima segunda-feira (23) e vai até o dia 1º de junho. A campanha tem como público-alvo as pessoas que têm mais chances de desenvolver quadros graves de gripe Influenza: crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas, além de grupos específicos como trabalhadores da saúde e professores. Conforme a secretária municipal da Saúde, Gislaine Mela, o Dia D da campanha está marcado para o sábado 12 de maio.
Devem receber a vacina também pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, com imunodeficiência, entre outras que tenham recomendação médica para isso. A primeira remessa de doses deve chegar sexta-feira ao município.
Conforme a diretora de Atenção em Saúde, Glaci Gauger, neste ano as doses estarão disponíveis somente na Unidade Central de Saúde. Glaci explica que a vacina é segura, sendo produzida com vírus mortos e fragmentados, ou seja, não há o risco de causar gripe nas pessoas. Ela protege contra três tipos de gripe Influenza - A (H1N1), A (H3N2) e B – e precisa ser renovada a cada ano, ou seja, mesmo quem se vacinou ano passado deve receber a nova vacina:
Glaci lembra ainda que além da vacinação, a chamada etiqueta da gripe é uma medida simples, porém importante, para evitar a disseminação da doença. Entre os cuidados que se destacam, está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. Também ressalta a importância de lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas se estiver com os sintomas.
Para o tratamento em tempo oportuno, a recomendação é de que ao sinal de febre, dor de garganta e dor de cabeça, nas articulações, ou muscular, e dificuldades para respirar, a pessoa procure atendimento médico. O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos.