O Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) em Três de Maio apontou 4,2% de infestação do mosquito da dengue na cidade. Em cada cem imóveis visitados pelos agentes de endemias, em pelo menos quatro foram encontradas larvas do mosquito.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Gislaine Mela, o índice é considerado de alto risco para uma epidemia de dengue, zika e febre chikungunya, as três doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito. O número é preocupante, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o índice não ultrapasse o 1%. “A boa notícia é que não temos nenhum caso suspeito destas doenças em nosso município. Mas o risco existe”, alertou Gislaine.
As larvas foram encontradas em todos os bairros de Três de Maio, conforme o agente Diogo Springer. Um dos principais desafios é a grande quantidade de lixo acumulado, principalmente, nas redondezas da cidade e dentro dos córregos existentes. Os agentes visitaram 7,3 imóveis e recolheram 900 pneus velhos em fevereiro.
A secretária Gislaine pediu a cooperação de toda a comunidade. Segundo ela, cada morador precisa assumir a sua responsabilidade. Em razão do alto risco, a prefeitura voltará a notificar os moradores que não colaboram na prevenção da dengue. Quem se recusar a limpar sua casa, pátio ou terreno poderá ser multado, como prevê lei municipal de 2014.
As pessoas que tiverem dúvidas sobre as ações desenvolvidas pelos agentes de combate a endemias ou quiserem fazer denúncias aos profissionais da área podem entrar em contato pelo telefone 3535 – 4485.
Com a combinação de chuva e calor, a secretaria da Saúde vai mobilizar a população para reforçar o combate ao Aedes aegypti. Um mutirão de limpeza será realizado no dia 24 de março.
O Aedes aegypti é um mosquito que costuma medir menos de 1 cm de diâmetro, é de cor preta ou marrom e apresenta listras brancas distribuídas pelo corpo e patas. Ao contrário dos mosquitos comuns, que costumam estar mais ativos no final do dia e início da noite, o mosquito do dengue tem hábitos diurnos; o Aedes aegypti costuma voar baixo, geralmente abaixo de meio metro, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas. O mosquito do dengue não gosta de calor, por isso é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.