Horário sem programação!

Geral

Sindicato Rural de Três de Maio sedia cerimônia de premiação do Agrinho

Sindicato Rural de Três de Maio sedia cerimônia de premiação do Agrinho
Jaqueline Peripolli/Jornalista Sindicato Rural de Três de Maio
  • 21/12/2017 - 11:33
Na quarta-feira, 20 de dezembro, foi realizada a cerimônia de premiação do Concurso Agrinho, no Sindicato Rural de Três de Maio. Em Três de Maio, onde o sindicato pertence à Região Produção do Senar-RS, duas professoras venceram na categoria Experiência Pedagógica na fase regional do concurso.
O trabalho da professora Sônia Maria Liviski Baú, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Isabel, de Quaraim, conquistou o segundo lugar. Nesta mesma categoria, em terceiro lugar, foi premiado o trabalho da professora Zelaide Maria Meller Teipel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Dockhorn.
Como premiação, as professoras ganharam um televisor e, a escola, um aparelho de som. Estiveram presentes na cerimônia o presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Moacir Trevisan, e integrantes da diretoria da entidade, o supervisor regional da Região Produção do Senar-RS, Diego Coimbra, as professoras premiadas acompanhadas das diretoras Sandra Regina Weber, da EEEF Princesa Isabel, e Marjane dos Santos, da EMEF Germano Dockhorn, Eloisa Muxfeldt Arns, da gerência Regional Noroeste do Sebrae, a representante da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria Inês Ribas, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Três de Maio, Noeli Fritzen, e imprensa local.
Coimbra conduziu a cerimônia e destacou a importância do Agrinho, realizado há 15 anos no Estado, bem como o empenho dos professores e estudantes no concurso. O presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Moacir Trevisan, agradeceu a presença de todos no evento e parabenizou as professoras vencedoras. Após a cerimônia, foi servido um coquetel.
‘Horta: saúde e cuidado com o planeta’ e ‘Trilha da Vida: encontro com a natureza através do sensorial’ foram os temas das experiências pedagógicas
A professora Sônia Maria Liviski Baú abordou, na sua experiência pedagógica, sobre ‘Horta: saúde e cuidado com o planeta’. Segundo ela, os temas transversais  orgânicos e alimentos são de grande relevância  para uma escola de campo. “Esta experiência pedagógica teve como proposta viver com saúde. Ter uma horta, valorizar a produção orgânica. Acredito que é possível formar cidadãos capazes de atuar com competência, cuidando da saúde, valorizando a sustentabilidade do planeta visando a economia familiar, priorizando a alimentação saudável e a qualidade do ambiente onde vivemos”, revela. A experiência pedagógica de Sônia teve como público-alvo os estudantes do 6º ao 9º ano.
A professora Zelaide Maria Meller Teipel escolheu como tema a ‘Trilha da Vida: encontro com a natureza através do sensorial’. O objetivo foi desenvolver nos estudantes a pensarem de uma forma diferente em relação ao meio ambiente. “Queremos que nossos alunos reflitam sobre suas atitudes e passem a ser cidadãos responsáveis por mudanças de mentalidade, atitudes e hábitos, entendendo que precisamos ter equilíbrio em nossas ações”, acrescenta Zelaide. A experiência pedagógica de Zelaide teve como público-alvo os alunos das turmas do 5º A e B, professores, funcionários e comunidade escolar da EMEF Germano Dockhorn.
Mais de sete mil trabalhos foram avaliados no Agrinho deste ano
A lista de trabalhos vencedores do Concurso Agrinho deste ano foi divulgada no dia 21 de novembro. Foram eleitos os melhores trabalhos em 11 categorias, de cada uma das dez regiões atendidas pelo programa, além de serem escolhidos os vencedores na etapa estadual.
Dos mais de nove mil trabalhos recebidos pelo Senar-RS, cerca de sete mil atenderam aos requisitos do programa e foram avaliados por uma banca composta por dez pessoas. 
O Agrinho é um programa voltado para crianças e professores de escolas públicas municipais e estaduais. Os alunos são convidados a desenvolver desenhos e textos com uma temática específica. Ele visa desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria da qualidade de vida através da educação. Por meio de revistas educativas, com as aventuras do personagem Agrinho, alunos e professores trabalham temas como saúde, trabalho e consumo, meio ambiente e cidadania de forma  transversal às disciplinas escolares.
Postado por Paulo Marques
Fonte: Jaqueline Peripolli/Jornalista Sindicato Rural de Tr