Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) constatou que 41 prefeituras gaúchas atrasarão o pagamento do salário do funcionalismo público referente ao mês de dezembro.
Também por conta da crise, 4,3% das prefeituras do Rio Grande do Sul que optam por fazer o pagamento do 13º salário em parcela única atrasarão o pagamento do benefício, que deve ser obrigatoriamente pago até 20 de dezembro. No ano passado, o mesmo indicador foi de 2,1%. Já nas cidades que pagam a gratificação natalina em duas parcelas, 2,9% dos prefeitos admitem que podem atrasar a quitação da segunda parcela.
Segundo a CNM, a dificuldade é maior em arcar com a folha salarial mensal, porque, para o 13% salário, os gestores utilizam um adicional de 1% a mais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O levantamento foi feito entre os dias 13 e 27 de novembro, com 475 dos 497 municípios do Estado.
Apesar de também enfrentar dificuldades financeiras, a Prefeitura de Três de Maio vai pagar a segunda parcela do 13º salário do funcionalismo municipal em dia. O prefeito Altair Copatti divulgou nesta quarta-feira (29), em entrevista na Rádio Colonial, o calendário de pagamento do funcionalismo até o fim do ano.
Segundo Copatti, amanhã (30), e dia 27 de dezembro serão pagos os salários de novembro e dezembro. Já a segunda parcela do décimo terceiro será paga no dia 13 de dezembro. A primeira foi depositada na conta dos servidores no final da primeira quinzena de julho. Os três pagamentos juntos vão injetar mais de R$ 5 milhões na economia local: “Nós temos um planejamento para organizar as contas da prefeitura neste momento difícil em que as receitas diminuíram e as despesas aumentaram. É importante para o trabalhador chegar no fim do mês com o dinheiro na conta”.
Segundo o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Três de Maio, atualmente o município conta com 618 servidores ativos e 240 aposentados.