Horário sem programação!

Geral

Luteranos celebram 500 anos da Reforma Protestante

Luteranos celebram 500 anos da Reforma Protestante
  • 31/10/2017 - 13:18
Nesta terça-feira, 31 de outubro, se completam 500 anos do dia em que o monge e professor universitário Martim Lutero afixou suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, impulsionando o movimento que viria a dar origem a Reforma Protestante. Passados cinco séculos, a Reforma proposta por Lutero é comemorada com programações especiais. 
Em Três de Maio, assim como em quase todas as cidades da região, é feriado. A Comunidade Luterana é formada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). 
Para marcar a data foram celebrados cultos nos templos luteranos da cidade. O prefeito Altair Copatti participou da celebração no templo da Comunidade Evangélica São Paulo. O ato religioso contou com a participação do Padre Edegar Soares de Matos em uma demonstração que evangélicos e católicos convivem com respeito nos dias atuais. Os fiéis também participaram de uma caminhada pela Avenida Uruguai. Após, foi realizado o plantio de uma macieira para simbolizar os ensinamentos de Lutero.
Quem foi Lutero?
Martim Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, na Alemanha. Seu pai, Hans Lutero, queria que o filho fosse advogado e ele chegou a começar Direito, mas abandonou o curso para tornar-se monge. Ingressou no Mosteiro Agostiniano de Erfurt em 1505 e foi ordenado sacerdote em 1507. 
Em 1512, formou-se doutor em Teologia. Professor de Bíblia na Universidade de Wittenberg, Lutero questionava a venda de indulgências e vivia afligido por uma dúvida: como encontrar um Deus misericordioso? Ele descobriu sua resposta nas Escrituras Sagradas, no livro de Romanos: “o justo viverá por fé”.
A partir daí, passou a defender que a salvação é uma graça divina e não algo conquistado por méritos. Excomungado pela Igreja Católica, Lutero foi um grande compositor de hinos e traduziu a Bíblia para o alemão. Em 1525, casou-se com a ex-freira Catarina von Bora, com quem teve seis
filhos. Morreu em Eisleben, em 1546. Na terça-feira, os jornais do Grupo Sinos publicarão um encarte especial sobre a Reforma Luterana, destacando a biografia e o legado de Lutero, a presença dos luteranos na região e o trabalho dos diferentes departamentos da Igreja.
 
Fonte: Reda