O Prêmio Congresso em Foco, mais prestigiada condecoração da política brasileira, concedeu a Elvino Bohn Gass (PT/RS) o 1º lugar entre os deputados federais do Rio Grande do Sul. Bohn Gass também foi premiado por aparecer entre os 20 melhores deputados do Brasil.
Só disputam o Prêmio Congresso em Foco os parlamentares que não sejam acusados de práticas ilícitas em inquéritos ou ações penais em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Trata-se de uma eleição, portanto, é um prêmio concedido e legitimado pelo povo, o que valoriza a democracia. O Congresso em Foco é uma instituição respeitada por sua postura equânime e imparcial no trato da política. Agradeço a confiança do povo gaúcho”, disse Bohn Gass ao receber a distinção.
Bohn Gass, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social Rural, destaca a premiação de outros dois gaúchos, o senador Paulo Paim e o deputado Pepe Vargas. Paim ficou em primeiro lugar no quesito Defesa da Seguridade Social e Pepe recebeu distinção especial por sua atuação nessa área.
Também a predominância de parlamentares identificados com a esquerda entre os premiados chama a atenção de Bohn Gass. “É alentador perceber que, apesar de um deputado como Eduardo Bolsonaro aparecer na frente, a supremacia dos parlamentares que fazem oposição ao governo Temer é evidente. No júri formado por jornalistas que cobrem o Congresso, por exemplo, nenhum aliado de Temer aparece entre os três primeiros colocados”, finaliza o deputado petista.
A lista final dos 15 melhores deputado gaúchos, pela ordem, ficou assim:
1º Bohn Gass (PT)
2º Henrique Fontana (PT)
3º Pompeu de Mattos (PDT)
4º Pepe Vargas (PT)
5º João Derly (Rede)
6º Dionilso Marcon (PT)
7º Carlos Gomes (PRB)
8º Afonso Motta (PDT)
9º Heitor Schuch (PSB)
10º Covatti Filho (PP)
11º Danrlei (PSD)
12º Darcísio Perondi (PMDB)
13º José Fogaça (PMDB)
14º Giovani Cherini (PR)
15º Cajar Nardes (PR