Escolhido para relatar a denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça na Câmara, o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) afirmou nesta quarta-feira (05) que se considera um parlamentar independente e disse que aceitou a tarefa de comandar a relatoria para poder dar uma contribuição ao país.
“Me considero com a independência necessária pra poder corresponder à confiança que o deputado Rodrigo Pacheco (presidente da CCJ) depositou na minha pessoa e me considero, modéstia à parte, com capacidade técnica para poder elaborar um parecer”, disse, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha.
A escolha acendeu um alerta no Palácio do Planalto, que preferia que o relator fosse um deputado mais alinhado com o governo.
À Gaúcha, Zveiter não quis comentar o mérito da denúncia, se o presidente cometeu o crime de corrupção ou não, por exemplo, e disse que precisa se aprofundar sobre o tema e sobre quais são as suas reais atribuições como relator, já que é a primeira vez na história que a Câmara aprecia uma denúncia por corrupção contra um presidente no exercício do mandato. Zveiter disse que é preciso observar atentamente a Constituição e também o regimento interno da Câmara dos Deputados.
Sobre ser as críticas ao fato de ser aliado ou não do Palácio do Planalto, Zveiter disse que as encara dom ‘naturalidade’ e afirmou que espera contribuir para que o país supere o contexto atual de crise política.
“Eu espero que eu possa fazer um bom trabalho no sentido de contribuir para que os meus colegas da CCJ e depois o plenário, que é soberano, possa dar a palavra final. E assim contribuir para que o país passe por esse momento e continue sua trajetória”, afirmou.
Sobre a tramitação, Zveiter lembrou que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esteve reunido com a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, para que o processo respeito todas as etapas previstas pela Constituição. Ele afirmou ainda que o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, deverá se reunir nesta quarta-feira com líderes de partidos para também tratar sobre etapas a serem cumpridas.