Os sindicatos dos professores e funcionários de escolas estaduais, servidores municipais, trabalhadores rurais, metalúrgicos e bancários definiram em reunião na segunda-feira (17) aderir à Greve Geral convocada pelas principais centrais sindicais brasileiras para o dia 28 de Abril. A mobilização é contra as reformas da Previdência, Trabalhista e o projeto de Terceirização do governo Michel Temer.
A diretora do 35º Núcleo do Cpers/Sindicato, Vera Lessês, entende que as reformas propostas pelo governo são um desmonte do sistema previdenciário e da Consolidação das Leis Trabalhistas. Ela acredita que a mobilização em todo o Brasil pode pressionar os deputados federais a não aprovarem as propostas que tramitam no Congresso, as quais, segundo ela, retiram direitos de todos os trabalhadores, independente de categoria. “O governo está cedendo em alguns pontos, mas a proposta ainda não é boa para os trabalhadores brasileiros. Precisamos continuar na luta”, afirmou a sindicalista.
Em Três de Maio, o ato marcado para o próximo dia 28, vai iniciar às 9h na Praça da Matriz. A programação definida pelos sindicatos locais prevê também uma caminhada até a prefeitura.
A secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, Anísia Trevisan, acredita que, mesmo que o governo tenha atendido parcialmente às reivindicações feitos pelos deputados em acordo com o governo em alguns pontos da reforma, os agricultores familiares vão se manter mobilizados.