O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24/07), a Portaria Conjunta SGTES/SAES nº 59, de 22 de junho de 2026, que concede ao Hospital Vida e Saúde a Certificação de Hospital de Ensino – Nível 1, reconhecendo sua compatibilidade institucional como espaço de integração entre ensino e serviço e como ambiente de prática e aprendizagem. A notícia representa um importante marco para a Instituição e chega às vésperas de seu aniversário de 91 anos, celebrado em 27 de junho.
A certificação é um reconhecimento oficial do Ministério da Saúde, concedido em parceria com o Ministério da Educação, que identifica e qualifica os hospitais como ambientes formadores. Trata-se de um processo técnico e normativo que atesta que o Vida & Saúde cumpre critérios específicos de integração entre ensino, assistência, pesquisa, gestão e comunidade, consolidando-se como um espaço estratégico na formação de profissionais críticos, éticos e comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Recebemos com alegria a publicação desta portaria, que vai ao encontro de uma das ações estratégicas do Hospital, que é consolidar-se na área do ensino, ampliando a qualificação de profissionais e o número de especialidades ofertadas. A certificação nos proporciona a oportunidade de continuar avançando e nos qualificando cada vez mais”, destacou a diretora-geral do Hospital Vida e Saúde, Vanderli de Barros.
A certificação confirma que a Instituição oferece programas de formação, a exemplo das Residências Médica e Multiprofissional, além de estágios curriculares obrigatórios; mantém convênios com Instituições de Ensino Superior (IES), assegurando a articulação entre teoria e prática por meio de projetos pedagógicos, preceptoria e supervisão qualificada; e participa ativamente da qualificação do SUS, por meio da inserção de estudantes em ambientes reais de cuidado, do estímulo à pesquisa e da colaboração com a gestão do sistema de saúde.
Segundo a gerente de Ensino, a enfermeira Rosa Zorzan, mais do que um reconhecimento, a certificação, há anos almejada pela Instituição, representa a consolidação de um sonho construído por muitas mãos, envolvendo gestores, profissionais de saúde, preceptores, residentes, acadêmicos, instituições de ensino e toda a comunidade que acredita na força da educação para transformar a saúde.
“Ser um Hospital de Ensino significa unir assistência, ensino, pesquisa e inovação. É reconhecer que, além de cuidar das pessoas, o hospital também tem a missão de ensinar e formar os profissionais que cuidarão das próximas gerações. Para a nossa região, essa conquista fortalece a qualificação da assistência, amplia oportunidades de formação, incentiva a permanência de profissionais especializados no interior do Estado e promove uma cultura de aprendizado contínuo, beneficiando diretamente os pacientes e toda a comunidade”, reforça.
A certificação é um instrumento que fortalece o papel dos hospitais no projeto nacional de formação em saúde, promovendo qualidade, integração e compromisso com as necessidades da população.
“Para nós, do Hospital Vida e Saúde, essa certificação representa um grande diferencial para que a Instituição possa continuar se desenvolvendo, crescendo e consolidando um processo sustentável de qualificação dos serviços e da assistência prestada à população”, finalizou o presidente da Instituição, Sidnei Strejevitch.