Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Polícia

Nove pessoas são presas em operação da Polícia Civil em Santo Ângelo

Nove pessoas são presas em operação da Polícia Civil em Santo Ângelo
Foto: Polícia Civil do RS/Divulgação
  • 10/11/2025 - 13:01

Na manhã desta segunda-feira (10/11), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santo Ângelo, deflagrou a Operação Nêmesis. O objetivo da ofensiva é cumprir 11 mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão relacionados a um homicídio consumado e outras três tentativas de homicídio ocorridos no dia 14 de outubro de 2024, no bairro Harmonia, em Santo Ângelo.

Até o momento, nove prisões foram realizadas. Os crimes foram praticados em um contexto de disputa entre grupos rivais, envolvendo na ação o uso de armas de grosso calibre e veículos adulterados.

Na noite dos fatos, criminosos fortemente armados dirigiram-se em dois veículos até a rua Miguel Couto, desceram e efetuaram diversos disparos contra indivíduos que estavam em frente a uma residência, resultando na morte de um homem e na tentativa de homicídio de outros dois jovens. Em seguida, o grupo deslocou-se até uma segunda casa, onde novamente efetuou disparos contra a moradora, que sobreviveu.

No dia seguinte ao ataque, a camionete utilizada no crime foi localizada por policiais militares no bairro Jardim e, dias depois, o segundo veículo empregado também foi apreendido.

A investigação contou com diversas diligências, dentre análise de imagens, análise de aparelhos telefônicos apreendidos e exames periciais que permitiram a identificação de executores e dos demais envolvidos na logística do crime.

Além dos alvos em Santo Ângelo, a ação também cumpriu ordens judiciais contra lideranças da organização criminosa recolhidas na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Criminosos que auxiliaram na estruturação e execução do ataque também foram identificados e foram alvos da operação.

A operação contou com a participação de policiais civis de toda 13ª Região Policial, além de policiais da Delegacia de Polícia de Charqueadas e Polícia Penal.