Ouça agora

SERTANEJO DA SAUDADES

com JONATAN JAHN

Geral

Tornado, com ventos de 250 km/h, deixa 5 mortos e mais de 400 feridos no Paraná

Tornado, com ventos de 250 km/h, deixa 5 mortos e mais de 400 feridos no Paraná
Foto: Redes Sociais/Reprodução
  • 08/11/2025 - 08:35
  • Atualizado 08/11/2025 - 08:47

A passagem de um tornado na tarde desta sexta-feira (07/11) deixou cinco mortos e mais de 430 feridos no estado do Paraná, sendo 4 em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, segundo a Defesa Civil.

Imagens da cidade, que tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba, mostram casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão. Informações da Prefeitura e a Defesa Civil do Paraná, dão conta que 80% dos imóveis da cidade foram danificados parcialmente ou completamente destruídos. 

O tornado atingiu o índice EF3, com ventos de 250 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Conforme o Simepar, o nível atingido pelo tornado é medido pela "escala Fujita", que avalia a intensidade dos ventos. O meteorologista Samuel Braun explicou que foi possível confirmar a classificação do tornado, a partir de análises dos radares meteorológicos, imagens aéreas e de estragos na cidade.

O Simepar explicou que a cidade foi atingida por uma tempestade do tipo supercélula, que é caracterizada pela presença de um mesociclone - uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem.

O governador Ratinho Junior (PSD) informou que o governo vai montar uma base de comando e coordenação do atendimento no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, com uma estrutura avançada de apoio mais próxima da região mais atingida em Rio Bonito do Iguaçu.