Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Corso garante que Estacionamento Rotativo Pago será implantado em Três de Maio

Corso garante que Estacionamento Rotativo Pago será implantado em Três de Maio
  • 13/08/2025 - 20:29
  • Atualizado 13/08/2025 - 20:32

O projeto que cria o Estacionamento Rotativo Pago não foi engavetado e, apesar da demora, está andando, segundo o prefeito Marcos Corso (PP). Em entrevista à Rádio Colonial na manhã desta quarta-feira (13/08), o mandatário municipal afirmou que o processo de implantação está na fase de estudos e que antes da licitação, será encaminhado à apreciação do Tribunal de Contas do Estado.

O estacionamento rotativo pago é uma demanda histórica de parte dos motoristas, comerciantes e clientes que reclamam da dificuldade para encontrar uma vaga disponível para estacionar no Centro de Três de Maio, principalmente nos horários de pico e em dias de chuva.

A licitação deve ser realizada no segundo semestre de 2025 e a implantação do sistema, na prática, é prevista para o próximo ano.

- Não é uma coisa tão simples como muitos imaginam. É preciso todo um estudo para definir a precificação, o percentual que caberá a prefeitura, e escolher o regime operacional de estacionamento mais adequado para a cidade, se será por aplicativo ou com a contratação de “azuizinhos”.

Depois da definição da empresa vencedora, será necessário ainda um tempo para o treinamento dos profissionais que vão fiscalizar o rotativo. Também haverá um período de adequação dos condutores em que não haverá cobrança, com o viés somente educativo.   

O projeto que cria o estacionamento rotativo pago nas vias urbanas centrais de Três de Maio foi aprovado pela Câmara Municipal em 21 de novembro de 20222. De acordo com o texto, os veículos poderão ocupar a mesma vaga por, no máximo, duas horas. Também prevê que seriam mil vagas de estacionamento na chamada "Área Azul", a qual vai abranger as ruas Expedicionário Bertholdo Böeck, Santa Cruz, Santo Ângelo, a Osvaldo Cruz, a Teresa Verzeri, as travessas Vitalino Fasolo e Pedro Garrafa, e as avenidas Uruguai, Alberto Pasqualini (da Rótula Willy Becker até a Avenida Buricá), Avaí (Padre cacique até a Osvaldo Cruz e Santa Rosa (da rua Horizontina até a Osvaldo Cruz).

O objetivo do projeto é democratizar o uso de vagas de estacionamento nas vias públicas centrais.