Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Geral

Prefeitura de Horizontina usa inteligência artificial para agilizar licitações

Prefeitura de Horizontina usa inteligência artificial para agilizar licitações
Econect/Divulgação
  • 12/08/2025 - 21:28

Uma ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) para avaliação de licitações e compras públicas está em uso pela prefeitura de Horizontina. Desenvolvida pela empresa sul-mato-grossense Econect, a plataforma reduz de meses para dias o tempo necessário para a elaboração dos documentos.

A tecnologia oferece uma trilha automatizada que orienta o servidor público em todas as etapas do processo. É capaz de produzir desde o Documento de Formalização de Demanda (DFD) até estudos técnicos preliminares, termos de referência, projetos básicos, redação de editais, pareceres jurídicos e pesquisas de preços. Os pedidos podem ser feitos por texto ou áudio, e o sistema entrega o documento final em poucos minutos.

A IA foi criada pela Econect, que desenvolveu a própria tecnologia generativa, padronizada para processos de contratação pública. A base de dados utilizada é o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), com foco apenas em processos que tiveram resultado exitoso. Segundo o CEO da empresa, Eduardo Feitosa, isso aumenta a precisão e reduz a margem de erro dos servidores públicos.

A prefeitura de Horizontina, no Noroeste gaúcho, foi uma das primeiras do Estado a utilizar a plataforma. Um relatório comparando os meses de junho e julho aponta que a automação gerou 53 documentos adicionais em um único mês e multiplicou por seis o volume de produção dentro dos fluxos da ferramenta.

"A estabilidade no número de usuários ativos, combinada com o crescimento de 142% nas requisições totais, indica que a plataforma está ampliando a produtividade individual", diz trecho do relatório.

— O sistema da Econect transformou a forma como preparamos os processos de licitação no município. Antes, a preparação era lenta e burocrática, exigindo muito da equipe técnica. Com a automação de etapas e uma melhor organização das informações, ganhamos agilidade. O tempo de preparação foi significativamente reduzido, e hoje conseguimos atender com mais rapidez, precisão e transparência — afirma o prefeito de Horizontina, Jones Cunha, em depoimento enviado à empresa.

As informações são do site GZH.